Neste sábado (22), aconteceu os treinos classificatórios no GP da Hungria que teve Lewis Hamilton cravando a pole, com o tempo de 1m16s609. O britânico da Mercedes tinha anotado um tempo muito bom na sua primeira volta no Q3 e na segunda conseguiu anotar a 104ª pole na carreira. Max Verstappen fica na 2ª posição, três milésimos atrás do holandês e Lando Norris em 3º.
+ Verstappen celebra retorno de Ricciardo e fala de parceria: ‘Nunca quis que ele saísse’
Q1
Nas primeiras voltas de todos carros foi Valtteri Bottas que anotou o tempo mais rápido, o finlandês junto com Verstappen foram os únicos que entraram na casa de 1m18s. Logo depois na sua segunda tentativa, Pérez também entrou nesse tempo, mas Bottas melhorou seu tempo e seguiu na primeira posição.
Ao longo da primeira sessão de classificação a FIA esteve fazendo vista grossa e invalidou a volta de quatro pilotos: Piastri, Albon, Sargeant e Zhou.
No pelotão de trás, Ricciardo e Tsunoda mandaram bem nas suas segundas voltas e subiram para 8º e 4º, respectivamente. Enquanto, Verstappen assumiu a ponta. A Alpine também subiu bem com Ocon e Gasly entrando no top 5.
Na reta final, Zhou manteve o melhor tempo e as Red Bulls acompanharam o chinês. Destaque também para Ricciardo que no seu retorno conseguiu um 15º lugar e foi para o Q2, menções também para o desempenho ruim de Russell que foi eliminado no Q1. Vale lembrar que os tempos dessa primeira sessão foram anotadas apenas com pneus duros, graças a isso tivemos esse caos nos tempos.
Os eliminados do Q1 foram Albon (16º), Tsunoda (17º), Russell (18º), Magnussen (19º) e Sargeant (20º).
Q2
Nas primeiras voltas anotadas pelos pilotos, Verstappen tinha conseguido o melhor tempo, porém seu tempo foi cancelado. Com isso, Norris ficou com o melhor tempo momentaneamente e Piastri esteve ao seu lado por um tempo com o segundo melhor tempo.
Na sua segunda tentativa, Verstappen anotou o segundo melhor tempo da sessão apenas para garantir sua vaga no Q3. Na reta final, Leclerc ficou responsável de eliminar seu companheiro de equipe do Q3.
A grande novidade dessa sessão ficou por conta do retorno de Pérez ao Q3, pela primeira vez desde o GP de Miami, e Zhou que pela primeira vez na carreira participou de um Q3. Destaque também para os dois milésimos entre Alonso e Sainz, que acabou eliminando o espanhol da Ferrari.
Os eliminados do Q2 foram Sainz (11º), Ocon (12º), Ricciardo (13º), Stroll (14º) e Gasly (15º). Importante lembrar que nesta sessão as voltas foram anotadas apenas com pneus médios.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.
Q3
Na primeira volta de todos os 10 pilotos, Verstappen assumiu o melhor tempo e foi acompanhado de maneira colada pelos britânicos Hamilton e Norris, que chegou a liderar a sessão por alguns minutos.
Na última volta de cada piloto, Verstappen foi mal e deu a brecha para outros pilotos roubarem a pole. Leclerc e Norris tentaram, mas nenhum dos dois conseguiram, sobrou para Lewis Hamilton cravar a 104ª pole da sua carreira.
O GP da Hungria acontece neste domingo (23), às 10h, e Hungaroring.