Bahia

Os desafios de Rogério Ceni no Bahia

Rogério Ceni já foi a campo pra treinar o elenco do Bahia. (Foto: Felipe Oliveira/Bahia)

Rogério Ceni tem pouco tempo pra dar uma cara ao time do Bahia e conseguir uma arrancada pra se afastar da zona de rebaixamento do Brasileirão.

(Foto: Felipe Oliveira/Bahia)

O novo treinador do Bahia foi anunciado nesta segunda-feira (11), em entrevista coletiva na Fonte Nova, e terá alguns desafios no Esquadrão. Rogério Ceni se disse muito feliz em assumir o Bahia e afirmou que quer simplificar as coisas no Tricolor. A mais importante missão do treinador é livrar o clube de um rebaixamento no primeiro ano da parceria com o Grupo City. O investimento foi considerável e seria um desastre voltar pra segunda divisão após um ano.

Pra ter êxito na missão, Rogério precisará ser superior a Renato Paiva em diversos aspectos. O jeito de jogar do time é uma das grandes questões. Rogério sempre procurou prezar pela verticalidade dos times em seus últimos trabalhos e o Bahia, com Renato, tentava ser mais cadenciado, e teve 52% de média de posse de bola no Brasileirão, mas já não tinha uma identidade clara. Ceni não terá muito tempo pra executar suas ideias e o elenco precisa ter um entendimento rápido.

Siga o Esporte News Mundo no FacebookTwitterYouTubeInstagramThreads e TikTok

Um fator muito importante será a relação com a imprensa. Rogério já teve alguns problemas em coletivas, nada muito fora do normal de divergências entre as opiniões do treinador e de jornalistas. Mas a saída de Renato Paiva do Bahia passou também por conta do desgaste causado com imprensa local. Num episódio muito recente, após a goleada de 4×0 sobre o Red Bull Bragantino, Renato teve uma discussão feroz com um jornalista. Rogério vai sofrer muita pressão, até pelo momento do clube, e precisará ter cabeça fria.

Pra se afastar do Z4, o Bahia precisa marcar gols e parar de sofre-los. Com 23 gols marcados e 29 sofridos, o time tem uma média de pouco mais de um gol por partida e foi vazado em 16 dos 22 jogos. Renato Paiva tentou mudar as formações defensivas, usando até três zagueiros, mas o time seguiu tendo muito problemas e tem a quinta pior defesa da competição. Rogério tem como uma das missões, criar uma solidez defensiva no Esquadrão. Victor Hugo é desfalque pra próxima rodada por suspensão.

LEIA TAMBÉM:

Do outro lado da bola, o Bahia tem uma incógnita no comando do ataque. Rogério costuma usar centroavantes de muita presença dentro da área e o Tricolor tem em seu elenco Everaldo e Vinícius Mingotti. Sem uma grande sequência, nenhum dos dois se firmou na posição com Paiva e não fizeram por merecer a posição de “homem gol”. Everaldo é o artilheiro do time no Brasileiro, mas marcou apenas três gols, enquanto Mingotti balançou as redes duas vezes. Everaldo foi o titular na última partida.

Mesmo com pouco tempo no cargo, Rogério já vai ter que dar uma resposta na próxima quinta-feira (14), contra o Coritiba, no Couto Pereira, pela 23ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O Tricolor precisa de um bom resultado, já que, em caso de tropeço, pode entrar na zona de rebaixamento.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo