O senador e ex-jogador Romário, ídolo da seleção brasileira, foi eleito presidente do América-RJ na última quinta-feira (9). Antes mesmo de tomar posse, previsto para 1º de janeiro de 2024, o ‘baixinho’ já projeta diversos atos nos bastidores do tradicional clube carioca. Entre eles, o ex-atacante planeja o reconhecimento de uma conquista nacional pelos americanos, como um título brasileiro, a ser reconhecido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O título em questão pleiteado pelo América do Rio, se refere ao Torneio dos Campeões da CBF, realizada em 1982. O campeonato foi realizado ao final da Taça de Ouro (nomenclatura do Brasileirão na época), e antecedendo a Copa do Mundo. A ocasião reuniu 18 clubes, entre campeões e vices de torneios, em âmbito nacional, além do regional Rio-São Paulo. O time vermelho e branco participou pelo seu histórico de presenças em torneios da CBF, e do próprio Rio-SP.
Na disputa, o Brasinha superou o Grupo C na fase de grupos, sendo melhor que Cruzeiro, Atlético-MG e Grêmio. No mata-mata, o time eliminou o Galo Mineiro e a Portuguesa até chegar na decisão. Na grande final, após empatar em 1 a 1 na ida, venceu o Guarani-SP por 2 a 1, com um gol marcado na prorrogação no Maracanã.
+ Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
O QUE DISSE ROMÁRIO SOBRE O ASSUNTO?
O presidente eleito do América do Rio abordou sobre o reconhecimento do torneio, logo após ter sido aclamado nas eleições da equipe. Romário exaltou a conquista nacional, e colocou a ‘validação’ do time como Campeão Brasileiro como direito, e citou até uma conversa com Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.
– Nós iremos à CBF reivindicar o nosso título do Torneio dos Campeões como um título brasileiro. Temos que buscar o nosso direito, o reconhecimento das nossas conquistas. (…) O America é campeão de 1982 e nós fizemos o levantamento. O próprio presidente Ednaldo me disse que colocaria isso na mão de pessoas técnicas.
A UNIFICAÇÃO/RECONHECIMENTO DOS TÍTULOS BRASILEIROS
Após a unificação da Taça Brasil e do Robertão, entre 1959 e 1970, a CBF reconheceu mais uma conquista como título brasileiro recentemente. Em agosto, a entidade homologou a conquista do Torneio dos Campeões de 1937, tornando o Atlético-MG como tricampeão do Brasileirão. Apesar da nomenclatura semelhante à conquista do América-RJ, o torneio conquistado pelos atleticanos foram organizados pela FBF.
Se a conquista de 1982 viesse a ser reconhecida, o Brasinha ‘dividiria’ o posto de Campeão Brasileiro daquele ano com o Flamengo, que levou a Taça de Ouro. Não seria algo inédito termos dois campeões em um ano no histórico.
A unificação de 2010 fez com que o Palmeiras levasse o título brasileiro duas vezes em 1967 (Taça Brasil e Robertão), enquanto no ano seguinte, Santos (Robertão) e Botafogo (Taça Brasil) também ‘compartilham’ o status.