Futebol Internacional

Liverpool e Manchester United tentam criar a European Premier League

Divulgação / UEFA

Liverpool e Manchester United estão em conversas avançadas com diversos clubes europeus para fundarem uma nova liga chamada European Premier League.

De acordo com as informações divulgadas pela Sky Sports nesta terça-feira, os dois clubes já teriam concluído as negociações com mais de 12 clubes europeus da França, Alemanha, Itália e Espanha.

Com o investimento de U$6 bilhões (mais de R$30 bilhões na cotação atual), o torneio teria participação de até cinco clubes ingleses por serem os fundadores desta nova competição europeia.

Mesmo sem o aval da UEFA, fontes afirmaram à Sky Sports que a FIFA autorizou a criação deste torneio e estaria envolvida na criação do formato que teria, no máximo, apenas 18 clubes participantes.

O formato estipulado lembra o antigo Brasileirão: Uma liga com jogos de turno e returno, com os mais bem qualificados sendo classificados para o mata-mata decisivo para a conclusão do torneio que terá um forte atrativo financeiro na premiação aos clubes. Algumas fontes afirmaram à Sky Sports que estes valores seriam acima dos valores pagos pela UEFA Champions League.

Outras divisões desta liga seriam criadas para abrigar outros clubes, com a possibilidade de rebaixamento e promoção, como existe na tradicional Premier League. Entretanto, os clubes fundadores Liverpool e Manchester United teriam uma proteção de algumas temporadas por serem clubes fundadores.

Informações da Sky Sports afirmam que este torneio estava para ser anunciado no final de outubro, pois nesta terça-feira (20), diversos detalhes estariam sendo fechados. Porém, as informações acabaram sendo vazadas antecipadamente para a Sky Sports.

Ainda assim, uma das fontes afirmou a emissora inglesa que esta competição será a “maior novidade do futebol mundial nas últimas décadas”. Dentre os clubes ingleses: Arsenal, Chelsea, Manchester City e Tottenham já teriam concordado com a criação desta liga.

Diversos bancos europeus já estariam em contato para financiar a criação e o gerenciamento desta liga para tentar colocá-la como a liga mias rentável do mundo esportivo, tentando superar a NFL.

Esta é mais uma tentativa do Liverpool e do Manchester United em tentar implementar um novo modelo de negócios no futebol, depois do projeto Big Picture para implementar diversas medidas novas na Premier League (e no futebol inglês) ter sido reprovado pelos demais clubes e pela liga.

Caso estes planos acabem sendo aprovados, a UEFA correrá o risco de perder o protagonismo do futebol mundial com a sua Champions League, tradicional torneio que há décadas é considerado o mais importante do calendário.

Existe um plano em curso na UEFA que tentará implementar mudanças na Champions a partir de 2024 com a criação de novos clubes e novas datas. Por causa disso, existe uma pressa na criação da European Premier League para que este torneio seja regularizado pela FIFA e jogado a partir de 2022.

Mais fontes afirmaram para a Sky Sports que os clubes fora da Inglaterra mais interessados em abraçar este projeto são PSG, Juventus e Bayern de Munique.

A principal motivação para a criação desta liga seria o impacto financeiro provocado nos clubes europeus por causa da Covid-19 neste ano. Com a liga e o aporte financeiro dos bancos, as perdas seriam recuperadas.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo