A Confederação Sul-Coreana de Futebol (KFA) anunciou oficialmente a demissão do técnico alemão Jürgen Klinsmann, a divulgação da briga envolvendo jogadores que deixou o capitão Son Heung-Min com uma pequena lesão nos dedos de sua mão direita. Além disso, o ex-técnico do Bayern de Munique recebeu críticas da federação do país no anúncio oficial de sua demissão
-A atitude e a competitividade de Klinsmann como treinador ficaram aquém das expectativas das pessoas e consideramos que isto não melhoraria no futuro. Klinsmann não demonstrou a capacidade de gestão e liderança esperadas de um técnico em áreas que vão da tática e gestão pessoal até a atitude de trabalho. Por isso decidimos mudar a liderança antes das partidas das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026- afirmou a KFA.
Passagem conturbada e má atuação na Copa da Ásia
Mesmo chegando na semifinal da Copa da Ásia, a Coreia do Sul de Jürgen Klinsmann não convenceu durante suas atuações. Na primeira fase os Guerreiros Taegeuk começaram a competição vencendo o Bahrein por 3 a 1, no segundo jogo conseguiram um empate nos acréscimos contra a própria Jordânia, partida que terminou em 2 a 2. No terceiro e último jogo da primeira fase, os sul-coreanos empataram por 3 a 3 com a Malásia.
Já no mata-mata, a Coreia do Sul precisou de dois empates nos acréscimos para despachar a Arabia Saudita, nos pênaltis, e a Austrália na prorrogação. No entanto, na semifinal a equipe sul-coreana foi completamente neutralizada pela Jordânia que não os permitiu acertar sequer um chute no gol. Com isso, os Guerreiros Taegeuk perderam a oportunidade de conquistar sua primeira Copa da Ásia desde 1960 escapar.
Com isso, o técnico Jürgen Klinsmann foi muito criticado pelas atuações da equipe e por não fornecer uma estrutura tática, além de seus comportamentos fora de campo não serem considerados bons pela torcida e pela mídia, o técnico não residia no país como seu antecessor, o português Paulo Bento. Ele também foi criticado por sorrir em momentos considerados inapropriados, inclusive após a derrota na semifinal para a Jordânia. Com alguns dos seus jogadores chorando após o revés, Klinsmann foi flagrado por câmeras exibindo um sorriso ao parabenizar Hussein Ammouta, técnico da Jordânia.
Klinsmann foi contratado pela Coreia do Sul, em fevereiro do ano passado, e assinou um contrato válido até a Copa do Mundo de 2026. Ele havia afirmado antes de ser demitido que não pretendia entregar o cargo.