A Fórmula E organizou, nesta quinta-feira (19), um workshop de envelopamento de veículos na sede da FullPower PRO, localizada em São Paulo (SP).
O evento contou com a participação de jovens de diversas faixas etárias, especialmente mulheres.
O propósito foi atender à demanda do mercado automobilístico, que utiliza o método de personalização ou plotagem como uma alternativa sustentável.
Os carros elétricos, que retornarão à capital paulista em 16 de março no Sambódromo do Anhembi, juntamente com o Girls on Track, convidaram jovens do Instituto Mães Brasil para participar do workshop de envelopamento.
O projeto social, que visa oferecer capacitação e promover o empreendedorismo feminino na cidade de São Paulo, teve algumas alunas selecionadas para participar do ePrix da Fórmula E no próximo mês.
Durante o curso prático, os participantes tiveram a oportunidade de envelopar um carro elétrico Nissan Leaf.
“Priorizar as mulheres foi fundamental. Sabemos que o mercado demanda mais mulheres nesse tipo de serviço, e este curso capacita para atender essa demanda. As empresas de envelopamento procuram por esse perfil”, afirmou Bruna Frazão, membro da comissão feminina da CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo e sócia da Agência Forte.
“Queremos evidenciar que existem mulheres capacitadas para trabalhar no contexto do automobilismo e em toda sua cadeia produtiva. Queremos oferecer oportunidades e criar novas referências”.
A parceria entre a Fórmula E e o programa FIA Girls on Track continua em mais um ano. O programa, voltado para meninas entre 12 e 18 anos, fará parte do Eprix paulista.
A expectativa é que mais de 1.650 mulheres participem do programa ao longo da décima temporada.
Ao longo de seis anos, o programa FIA Girls on Track impactou positivamente mais de 2.500 meninas em vários eventos de corrida da Fórmula E, proporcionando a presença de figuras femininas importantes de diversas profissões no paddock do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E, além de oferecer workshops inspiradores e educativos.
Um dos objetivos da F-E com o Girls on Track é proporcionar uma experiência de trabalho imersiva em todos os aspectos relacionados ao Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E, tanto na pista quanto durante a semana da corrida.
“Pudemos observar que existem outras mulheres atuando nesse meio, trabalhando com carros e no esporte a motor”.
”O Girls on Track reúne mulheres com o mesmo propósito, o mesmo amor pelo automobilismo. E assim seguimos em busca dos nossos sonhos”, destacou a mecânica Letícia Santos Zeballos.
Além do workshop de envelopamento, os participantes tiveram a oportunidade de admirar o carro de exposição da Fórmula E, que estava em exibição na FullPower PRO. O modelo estilizado, revelado pelo prefeito Ricardo Nunes no Desfile das Escolas de Samba deste ano, foi concebido pelo artista Adhemar Cabral.
A instalação artística utiliza sucata eletrônica e outros materiais reciclados, além de contar com plantas brasileiras vivas e irrigadas, em uma composição criada pela florista Sandra Bacchin, com colaboração da ONG Sucataria São Paulo.
A iniciativa FIA Girls On Track também estará presente durante o fim de semana do EPrix de São Paulo, em 16 de março, no Sambódromo do Anhembi. Os ingressos já estão disponíveis para compra através do site da Eleven Tickets.
“Com o FIA Girls on Track, a Fórmula E demonstra que seus conceitos de inovação e inclusão vão além das questões naturalmente relacionadas à corrida, como eletromobilidade e desenvolvimento sustentável”.
”É um exemplo de responsabilidade social que deveria ser seguido por todos os grandes eventos”, declarou Gustavo Pires, presidente da SPTuris – São Paulo Turismo.