Na última quarta-feira (28), o Corinthians deu início à sua caminhada na Copa do Brasil de 2020. Contra o América-MG, o alvinegro começou perdendo e saiu atrás no jogo de ida das oitavas de final: 1 a 0. Entretanto, na última vez em que foi campeão, o Corinthians também começou a fase final com um tropeço.
Em 2009, ano do último título de Copa do Brasil do Corinthians, o receio pós-primeira partida das oitavas também se fez presente. Na ocasião, o time de Chicão, Dentinho e Ronaldo enfrentou o Athletico-PR e perdeu por 3 a 2.
Trajetória diferente
Por mais que o tropeço das oitavas de final possa ser semelhante, o caminho do Corinthians ao título foi diferente – e mais longo. Em 2009, depois de ser campeão da Série B no ano anterior, o Timão começou a competição desde o início, assim como o América-MG, atual adversário.
Na primeira fase, venceu o Itumbiara por 2 a 0. Depois, Pegou o Misto-MS e aplicou o mesmo placar. A fase de oitavas de final, que passa a ter ida e volta, começou apertada, com a derrota para o Athletico, mas terminou mais tranquila: outro 2 a 0.
Nas quartas, o adversário foi o Fluminense. Uma vitória por 1 a 0 deu a vantagem para o Corinthians, que empatou em 2 a 2 o jogo da volta. Na semifinal, a regra de gol fora, que não existe mais na Copa do Brasil, beneficiou o Timão. Contra o Vasco, um empate em 1 a 1 fora de casa segurou o 0 a 0 do jogo de volta, em São Paulo, e fez com que Ronaldo e companhia passassem de fase.
A final, também em dois jogos, foi contra o Internacional de Guiñazu, D’Alessandro, Taison e Nilmar. O Corinthians sacramentou a vantagem no 2 a 0 em casa e segurou o 2 a 2 em Porto Alegre para se sagrar campeão da Copa do Brasil pela terceira vez.
Em busca do tetra
A Copa do Brasil de 2009 daria início à trajetória mais vitoriosa do clube, nos anos 2010. A base do elenco que seria campeão brasileiro em 2011 e da América e do mundo em 2012 estava ali. E grandes personagens dessa década vencedora – ao menos de uma parte dela – seguem no Corinthians hoje, como Cássio, Gil, Fagner e Fábio Santos são exemplos.
Por mais que o Corinthians não tenha participado das fases iniciais da competição, uma vez que havia se classificado para a Libertadores no ano passado, a jornada pode ter episódios semelhantes. Mano Menezes, campeão em 2009, voltaria a ver o troféu com o Cruzeiro em 2017 e 2018. Enquanto Mano era campeão da Série B com o Grêmio, em 2005, Mancini levava justamente a Copa do Brasil, com o Paulista.
Para saber tudo sobre o Corinthians, siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter e Facebook.