O Mineirão recebe, nesta sexta-feira (30), o Cruzeiro encarando a equipe do Paraná em um confronto de dois times que vivem situações opostas na competição. A partida é válida pela última rodada do primeiro turno da Série B do Campeonato Brasileiro.
O Cruzeiro precisa vencer para, em uma combinação de resultados, sair da zona de rebaixamento. Caso conquiste a vitória, os mineiros chegam aos 20 pontos na competição e se Náutico e Figueirense perderem, a equipe celeste alcança a 16ª colocação e sairá do Z4.
Já o Paraná sonha em entrar e permanecer no grupo de acesso à Série A. Assim, a equipe precisa fazer a sua parte e torcer por um tropeço do Juventude para, assim, chegar a quarta colocação com 31 pontos.
Para enfrentar o Paraná, a Raposa terá de passar por algumas mudanças em sua formação titular, visto que o lateral-esquerdo Matheus Pereira e o atacante Arthur Caíke estão lesionados e não jogarão a partida. Para substituí-los, Patrick Brey e Airton, respectivamente, deverão ser os titulares. Em contrapartida, a equipe celeste contará com dois reforços importantes em seus sistema defensivo: o zagueiro Manoel, retornando após testar positivo para a Covid-19, e o lateral-direito Cáceres, após um longo período ausente por lesão.
No lado do Paraná, a situação é parecida. O técnico Allan Aal perdeu dois jogadores importantes no seu esquema tático: o lateral-esquerdo Jean Victor e o atacante Bruno Gomes, ambos suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Para entrar em seus lugares, Juninho e Leo Castro estão entre as opções mais viáveis.
As prováveis escalações das duas equipes para o confronto serão:
Cruzeiro: Fábio; Rafael Luiz, Cacá, Ramon e Patrick Brey; Adriano e Jadsom; Airton, Régis e Marquinhos Gabriel; Marcelo Moreno.
Paraná: Marcos; Paulo Henrique, Salazar, Hurtado e Juninho; Jhony Douglas, Higor Meritão, Renan Bressan e Thiago Alves; Andrey e Léo Castro.
HISTÓRICO DO CONFRONTO
Ao longo da história, os times se enfrentaram diversas vezes por competições distintas. Porém, o retrospecto geral é positivo para o lado do clube mineiro. Ao todo, a equipe celeste enfrentou o Paraná em 25 oportunidades, vencendo 11, empatando seis vezes e perdendo oito jogos.
Quando o confronto é resumido em jogos no Gigante da Pampulha, o Cruzeiro se mostra mais forte no confronto. Foram cinco vitórias mineiras, dois empates e três derrotas.