Com facilidade o Bahia avança para às oitavas da Sul-Americana. Na noite desta quinta-feira (5), o Bahia enfrentou o Melgar e, sem tomar conhecimento do time peruano, aplicou uma goleada de 4 a 0 e avançou na competição continental. Os gols do Esquadrão foram marcados por Fessin (dois), Gilberto e Gregore.
O jogo marcou a volta do Bahia à Fonte Nova após 243 dias e, também, foi sinônimo de homenagens a Jotinha, humorista baiano e declarado torcedor do Esquadrão, que faleceu no início desta noite após ter complicações em decorrência da Covid-19.
O Jogo
No primeiro tempo o Bahia repetiu a mesma performance que mostrou na segunda etapa do jogo de ida, com transições ofensivas sendo interrompidas por erros de passes e uma tentativa de deixar o jogo mais rápido, sem sucesso, o que deixava o Melgar confortável para sua proposta de jogo.
Mas o Bahia logo mostrou a qualidade de seu elenco e evidenciou a disparidade técnica entre as duas equipes. Aos nove minutos, Gilberto chutou forte de fora da grande área e por pouco não abre o placar na Fonte Nova. E o gol do Bahia não demorou muito a sair. Dois minutos depois da finalização de Gilberto, aos 11, em jogada de escanteio, Juninho Capixaba cruzou para à pequena área e Fessin, livre entre os marcadores, teve a bola no pé e só escorou para o fundo do gol, abrindo o placar para o Bahia, 1 a 0.
E o Bahia não tirou o pé do freio. Continuou pressionando a equipe peruana e aumentou a vantagem. Aos 19, novamente em cobrança de escanteio, Daniel cruzou e Gregore, sem marcação, cabeceou para o gol, o goleiro Cáceda não conseguiu defender e a bola entrou, 2 a 0 para o Bahia.
Após o segundo gol marcado pelo Bahia, o time peruano começou a entrar no jogo e buscar diminuir o prejuízo, equilibrando as ações do jogo, mas sem muito sucesso, esbarrando, principalmente, nas limitações técnicas do time, e o Bahia conseguiu administrar a partida.
O Bahia fez o terceiro gol com muita facilidade os 32. Com liberdade na lateral direita, Nino Paraíba fez jogada trabalhada com Daniel que rapidamente tocou para Fessin, que driblou três marcadores peruanos e bateu alto, sem defesas para Cáceda, anotando o terceiro gol do Bahia.
E um minuto depois o Bahia fez o quarto gol. Em jogada rápida, Daniel acionou Gilberto que ficou cara a cara com o goleiro Cáceda e bateu rasteiro para marcar o quarto gol do Bahia, que jogava com muita facilidade e não tinha incômodos vindos do time do Melgar.
O segundo tempo começou com a mesma tônica do primeiro, com o Bahia controlando às ações do jogo e buscando, quase sempre, a ofensividade, e o Melgar sem conseguir reagir, até pelo placar adverso.
Mesmo com maior volume e administrando o ímpeto do jogo, o Bahia perdeu algumas chances de ampliar o placar mas não deixou de pressionar, enquanto o Melgar não parecia ter reações para reverter o quadro ou, sequer, diminuir, e assim seguiu a partida até seu fim, resultando em vitória do Bahia por e classificação do Esquadrão para às oitavas da competição continental.
Escalações
Bahia: Douglas; Nino Paraíba, Lucas Fonseca, Juninho e Juninho Capixaba; Gregore (Ronaldo), Elias e Daniel (Rodriguinho); Fessin (Alesson), Gilberto (Saldanha) e Élber (Rossi). Técnico: Mano Menezes
Melgar: Cáceda; Ibáñez (Rabanal), Fuentes (Mifflin), Deneumostier e Reyna; Tandazo (Cabrera), Miguez e Sánchez; Amoroso, Arce (Írven Ávila) e Vidales (Arakaki). Técnico: Marco Valencia
Retorno à Fonte Nova
Na noite desta quinta o Bahia voltou a jogar na Arena Fonte Nova, sua casa tradicional, após 243 dias sem jogar no palco de maior referência no estado. O estádio estava sem receber partidas oficiais desde o dia 7 de março, quando recebeu o duelo sem gols entre Bahia e Doce Mel, pelo Campeonato Baiano. De lá para cá ficou fechado porque o local estava servindo como hospital de campanha para tratamento de pessoas diagnosticadas com Covid-19.
Oitavas da Sul-Americana
Com a vitória tranquila sobre o Melgar por a 0, sendo no placar agregado, o Bahia avança para às oitavas de final para enfrentar o Unión de Santa Fé, da Argentina, que eliminou o Emelec, do Equador, com uma vitória por 2 a 1 em Guayaquil e, pelos critérios dos gols marcados fora de casa, o time argentino avançou.
No confronto das oitavas, Bahia e Unión irão se enfrentar pela primeira vez, com o primeiro jogo marcado para acontecer em Salvador e o jogo da volta em Santa Fé, na Argentina.
Compromissos das equipes
Derrotado nesta noite, o Melgar volta suas atenções apenas para o Campeonato Peruano, no qual está em má fase. Na segunda-feira (9), o Melgar, último colocado de sua chave, enfrenta o Sport Boys, líder, em Lima.
Já o Bahia dá um tempo de Copa Sul-Americana e centra suas atenções na fuga das proximidades da zona de rebaixamento. Com pontos 19 pontos e na 15ª posição do Brasileirão, o Bahia encara o Botafogo no domingo na Fonte Nova, às 18h15, numa disputa direta entre times da parte de baixo do campeonato