Campeonato Brasileiro

Com pênalti polêmico no último minuto, Bahia vence o Botafogo e afunda os cariocas no Z-4

(Felipe Oliveira / Divulgação Bahia)

O velho ditado já dizia: ‘O jogo só acaba quando o juiz apita’. E em uma partida que caminhava sem emoções, Botafogo e Bahia reservaram para os acréscimos do segundo tempo toda a adrenalina não vista no resto da partida. Com pênalti polêmico, marcado aos 49′ e convertido por Rodriguinho, o Tricolor de Aço venceu o Glorioso por 1 a 0, neste domingo, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Fonte Nova.

As emoções da partidas ficaram reservadas para atuação da arbitragem. No primeiro tempo, o Bahia marcou com Fessin, após falha bisonha de Saulo, mas o gol foi anulado pelo VAR por falta no inicio do lance. Na segunda etapa, a reclamação veio de ambas as partes. Do Botafogo, por pênalti não marcado em Bruno Nazário e da penalidade dada após mão de Marcelo Benevenuto.

O JOGO

No jogo que marcou à volta do Campeonato Brasileiro à Arena Fonte Nova, Bahia e Botafogo apresentaram um futebol aquém das expectativas e do que precisavam às duas equipes para fugirem da conturbada parte de baixo da tabela.
O primeiro tempo começou truncado e sem muita evolução, com as jogadas sendo decididas no meio campo e, com a forte marcação, limitando o campo de atuação do jogo, e as finalizações aconteciam esporadicamente.

O primeiro lance de perigo do jogo veio aos 20 minutos, com transição ofensiva bem construída do Bahia, pela lateral direita, no qual Nino Paraíba cruzou para Élber que acabou isolando. Aos 24, Élber partiu em contra-ataque pela lateral esquerda e fez o passe para Elias que chutou forte mas acabou mandando para fora, e um minuto depois o Botafogo reagiu, com Bruno Nazário aparecendo livre na entrada da grande área e finalizou fraco e rasteiro no canto do goleiro Douglas.

O gol até chegou a sair na primeira etapa, com Fessin, que cabeceou à bola após disputa com os defensores do time carioca, o goleiro Saulo não conseguiu defender e foi marcado o gol. Mas a alegria dos baianos durou muito pouco. O árbitro foi chamado pelo VAR para analisar uma falta no início da jogada, onde Nino Paraíba cometeu infração, e o árbitro anulou o que seria o primeiro gol na Fonte Nova.

No segundo tempo às ações das duas equipes não foram diferentes da primeira etapa. O Bahia modificou suas peças e passou a trabalhar mais a bola, porém errava passes que ofereciam chances para o Botafogo atacar.

No momento em que a partida se encaminhava para um empate apático, Gilberto chutou a bola em direção ao gol de Saulo, e, no meio do caminho, a bola bateu na mão de Benevenuto. O árbitro marcou o pênalti mas foi chamado pelo árbitro de vídeo, Wagner Reway, para analisar o lance, porém a decisão de campo foi mantida. Após cinco minutos de conferência, Rodriguinho converteu a penalidade e deu números finais ao confronto, Bahia 1, Botafogo 0.

DESTAQUE DA PARTIDA

A partida não ofereceu condições para os jogadores brilharem, devido a forte marcação e o pouco brilho criativo, mas diante às circunstâncias, o zagueiro Lucas Fonseca conseguiu se destacar, após ter atuação segura na defesa e impedir os avanços – mesmo que raros – da equipe do Botafogo.

COMO FICA A TABELA?

Com o resultado, o Bahia conquista uma importante vitória na luta contra o rebaixamento. O triunfo deu ao Tricolor de Aço a oportunidade de subir uma posição na tabela, agora é o 14º colocado, com 22 pontos, e colocou o Botafogo na zona de rebaixamento. O time carioca agora é a equipe que abre o Z-4 (17º), com 20 pontos.

PRÓXIMOS COMPROMISSOS

Na próxima rodada o Bahia joga contra o Fortaleza, na quarta-feira, novamente na Arena Fonte Nova, em jogo atrasado da 18ª rodada, às 18h45. Já o Botafogo só volta à atuar na segunda-feira (16) após às eleições municipais do Brasil, quando encara o Red Bull Bragantino no Estádio Nilton Santos, às 20h, pela 21ª rodada.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo