A batalha pela classificação para a Copa Libertadores 2021 na Série A

Foto: Lucas Merçon/Fluminense

Uma vez que o campeão da Copa Libertadores 2020 ainda não está definido, com o torneio adiado em meio à pandemia global do Coronavírus e a final remarcada para 30 de janeiro, há uma corrida na Série A para se classificar para a edição de 2021. Os quatro primeiros colocados se classificam automaticamente para a fase de grupos, enquanto as equipes em quinto e sexto terão que passar pelas rodadas preliminares. Do jeito que as coisas estão, qualquer um desses quatro pode chegar ao quarto lugar na Série A, e a disputa está muito apertada nas probabilidades de apostas esportivas. Então, vamos dar uma olhada rápida em alguns dos concorrentes.

Palmeiras
O Palmeiras se classificou para a semifinal da Copa Libertadores 2020 após uma vitória agregada de 4 a 1 sobre o time paraguaio Libertad. Também estão em melhor posição para se classificar para a competição de 2021, no momento em que este artigo foi escrito, em quarto lugar na tabela da Série A. O clube paulista só recentemente voltou à boa fase, após uma série de quatro jogos sem vencer no campeonato, que os obrigou a demitir o técnico Vanderlei Luxemburgo. Abel Ferreira, desde então, veio e mudou a sorte, e parece que o Palmeiras vai disputar a Copa Libertadores pela sexta vez nas últimas temporadas.

Internacional
O Internacional é bicampeão da Copa Libertadores, a vencendo mais recentemente em 2010. O time foi eliminado do torneio desta temporada nas oitavas de final pelo Boca Juniors, da Primera División argentina, e atualmente ocupa uma das duas vagas para primeira fase da Copa Libertadores. Recentemente, tiveram uma queda acentuada de rendimento, caindo do topo da tabela no final de outubro para ocupar o quinto lugar, depois de não saber o que é vitória por cinco partidas. Com equipes seguindo de perto na tabela, a batalha pelo quarto lugar ainda está aberta e é preciso rapidamente voltar às vitórias para permanecer na caça à vaga.

Grêmio
Os campeões da Copa Libertadores de 2017 procuram consolidar seu lugar no torneio de 2021. O clube de Porto Alegre foi eliminado nas quartas-de-final desta temporada prolongada, sofrendo uma derrota agregada humilhante por 5 a 2 para o companheiro brasileiro, Santos. Eles são provavelmente o time de melhor desempenho no momento, mas a falta de constância pode custar-lhes um lugar entre os quatro primeiros. O Grêmio pode ter uma tabela difícil, mas também apresenta estabilidade em relação ao técnico Renato Gaúcho, que voltou ao clube em 2016 após passagens anteriores como jogador e treinador.

Fluminense
O Fluminense pode nunca ter conquistado a Copa Libertadores, mas terminou como vice-campeão em 2008, e é a última das equipes na disputa pelo G6. Na última temporada, terminou no decepcionante 14º lugar, e apenas chegou às eliminatórias para a Copa Sul-Americana, onde foi eliminado na primeira rodada pelo clube chileno Unión La Calera, na regra de gols fora de casa. O técnico Odair Hellmann deixou o Fluminense no mês passado, e o assistente do técnico Marcão assumiu o comando pelo restante da atual temporada.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo