Rayssa Leal, de 13 anos, ganhou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio de 2021 na categoria de Street Feminino.
Jhulia Rayssa Mendes Leal, mais conhecida como Rayssa Leal, nasceu em 4 de janeiro de 2008 em Imperatriz (município brasileiro do estado do Maranhão, Região Nordeste do Brasil). Ela é conhecida como a “Fadinha do skate” por ter se viralizado um vídeo dela fazendo skate fantasiada de fada aos 9 anos de idade.
Quando Rayssa fez 6 anos, recebeu como presente de aniversário um skate por parte do seu pai, Haroldo, o que ninguém imaginava era que ela ia virar uma skatista profissional sendo tão nova. Claro que ela continua no ensino fundamental e por causa disso alterna a escola com os treinamentos.
Nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (que estão acontecendo em 2021 por causa da pandemia da Covid-19), ela representou o Brasil na categoria de Street Feminino e ganhou a medalha de prata. Isso a transforma na atleta mais nova da história do Brasil a ganhar uma medalha. Também, foi a atleta mais nova do Brasil a participar de uma Olimpíada.
No Street Feminino das Olimpíadas atuais, também representaram o Brasil: Pâmela Rosa e Letícia Bufoni.
Em setembro de 2015, sua mãe filmou um vídeo dela fazendo uma manobra, postou o vídeo na internet e o enviou a Tony Hawk (conhecido skatista norteamericano) .O skatista comentou o vídeo no twitter e colocou “Eu não sei nada sobre isso, mas é incrível: um heelflip de conto de fadas no Brasil”. Desde esse momento Rayssa é conhecida como a “Fadinha do Skate”.
As Olimpíadas de Tóquio não são as primeiras competições nas quais Rayssa participa. No Street League Skateboarding Championship – Londres 2019, Rayssa ficou em terceiro lugar. Já em Julho de 2019 no Street League Skateboarding Championship – Los Angeles, a Fadinha ficou em primeiro lugar. Nos X Games ganhou um quarto lugar.
Vale lembrar que, esse ano foi incorporado pela primeira vez o Skateboarding como disciplina nos Jogos Olímpicos. Fizeram duas categorias masculinas e duas femininas, uma em “Park” e outra em “Street”. A competição foi realizada no Parque Desportivo Urbano de Ariake, em Tóquio. No Street Feminino, como já sabemos, a Rayssa Leal ganhou a medalha de prata, foi Momiji Nishiya (japonesa) quem ganhou a medalha de ouro e Funa Nakayama (japonesa) quem ganhou a medalha de bronze. Do Street Masculino. Da categoria masculina foi Yuto Horigome (japonês) quem ganhou a medalha de ouro, Kelvin Hoefler (brasileiro) quem ganhou a medalha de prata e Jagger Eaton (estadunidense) quem ganhou a medalha de bronze. A disciplina Skate Park tanto masculino como feminino será realizada no dia 5 de agosto.
Se você gosta dos esportes e das apostas, não perca a oportunidade de conhecer o novo jackpot. No jackpot você tem a possibilidade de acumular grandes quantias de pontos que depois são transformados em dinheiro. O valor do prêmio aumenta cada vez que você joga, não perca a oportunidade de ganhar dinheiro se divertindo.