Olimpíadas

Rugby feminino do Brasil estreia, nesta quarta, visando o TOP 5 das Olímpiadas

Rugby feminino estreia, nesta quarta, visando o TOP 5 das Olímpiadas
Divulgação Rugby Brasil

A equipe feminina brasileira de rugby seven estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio, nesta quarta-feira, dia 28, às 21h30 (horário do Brasil) contra o Canadá. Na modalidade que voltou ao programa o olímpico nos Jogos Rio 2016, após quase 100 anos, a seleção encerrou a participação em nono lugar. Agora as Yaras, como a seleção feminina é conhecida, querem mais e pretendem terminar próximas ao TOP 5 da competição.

– Queremos melhorar nosso resultado dos últimos Jogos. Nosso objetivo é ficar entre as oito melhores seleções. Para isso, treinamos muito e fizemos aclimatação em Nagato. Foi uma decisão correta para termos uma adaptação gradual ao clima de verão do Japão e também para gerenciar a ansiedade normal de participar deste tão sonhado evento”, disse a Dannielle Abreu, Chefe de Equipe do rugby seven feminino brasileiro.

A seleção chegou ao Japão no dia 10 de julho e passou um período de 15 dias na cidade japonesa de Nagato, utilizando a estrutura de treinamento do time Nagato Blue Angels, clube feminino de seven. As instalações possibilitaram que elas tivessem uma preparação de qualidade, com campo e academia a sua disposição para chegarem prontas para os Jogos. Desde o dia 24 as Yaras estão na Vila Olímpica. 

+Rugby sevens: regras, formato da competição e seleções classificadas

Para a veterana Isadora ‘Izzy’ Cerullo, 30 anos, que esteve nos Jogos Rio 2016, a seleção injetou sangue novo com as estreantes em Tóquio 2020.

– Muito legal ver que as sementes plantadas no primeiro sonho olímpico estão sendo colhidas agora. Temos um grupo de muita ousadia e alegria que acredita até o fim, que é confiante contra qualquer adversária, avalia Danielle Abreu.

 -Nosso elenco é jovem, com 10 atletas estreantes neste tipo de evento, mas todas elas têm boa experiência com as Yaras em competições internacionais-. completou

Tido para muitos como um esporte “novo” nas Olimpíadas, o rugby já fez parte do programa dos Jogos Olímpicos entre as edições de Paris em 1900 e 1924. Apresentando diversas variantes do esportes, com regras e características distintas entre si, o rugby union, versão disputada por equipes de quinze jogadores, foi a categoria que compôs o quadro olímpico no passado. Porém, a dificuldade para conseguir participantes aliada à má reputação da modalidade, provocada pela confusão generalizada entre torcidas e equipes após a final de 1924, fizeram com que o rugby deixasse de aparecer nas edições seguintes das Olimpíadas.

+Confira a agenda completa das Olimpíadas de Tóquio

No mesmo dia da primeira partida, dia 29, a seleção brasileira jogará novamente para definir seu destino na competição. A segunda adversária é a França, às 17h no Japão (5h da manhã horário de Brasília). Na modalidade olímpica seven, os times se enfrentam com sete jogadoras de cada lado e a partida dura apenas 14 minutos, dois tempos de sete minutos cada. Por isto, um time costuma jogar duas ou até três vezes no mesmo dia.

SIGA AO VIVO TUDO DAS OLIMPÍADAS AQUI NO ESPORTE NEWS MUNDO!

Partidas do Rugby Brasil na primeira fase dos Jogos Olímpicos:

29/07 – Brasil x Canadá – 09h30 no Japão (dia 28/07, às 21h30 no horário de Brasília)

29/07 – Brasil x França – 17h no Japão (5h da manhã no horário de Brasília)

30/07 – Brasil x Fiji – 9h (dia 29/07 às 21h, no horário de Brasília)

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo