Atlético-GO

A história de Antônio Accioly, ex-presidente do Atlético-GO que deu nome ao estádio do clube; confira

Foto: Divulgação

Antônio Accioly Oliveira Vale foi o primeiro grande dirigente do Atlético-GO. Nascido no interior do estado de Goiás, na cidade de Piracanjuba, mudou-se para Goiânia em 1936, iniciando a sua história com o dragão.

Quando Accioly chegou à capital, o time que deu origem ao Atlético-GO, o União Americana, era administrado por Joaquim da Veiga Jardim, Nicanor Gordo, Edson Hermano, Moacir Cícero de Sá, João Santana e outros. Mas, ao se mudarem de Campinas para Goiânia, Joaquim da Veiga e Nicanor Gordo fundaram o Goiânia Esporte Clube, deixando que o Accioly administrasse o time que hoje é o Atlético Clube Goianiense.

Ele também conseguiu com o governador do estado na época, Pedro Ludovico Teixeira, grande parte do terreno que hoje é o Estádio do rubro-negro goiano, que inicialmente foi nomeado Estádio de São Judas Tadeu, recebendo o nome de Estádio Antônio Accioly posteriormente.

Accioly também adquiriu diversos jogadores do Atlético-GO com seu próprio recurso financeiro, proporcionando alojamento e emprego em seu cartório. Em busca de atletas, ele saía nos finais de semana pelos bairros observando jogos amadores, à procura de craques para jogar no dragão.

Antônio Accioly morreu no dia 8 de julho de 1973, aos 57 anos de idade, e deixou um grande legado de solidariedade e amor ao clube.

o ex-dirigente foi homenageado recentemente com uma nova estátua expondo o seu busto no casa do dragão:

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo