A UEFA prepara-se para apresentar as suas propostas de “semana de futebol”, que iam reestruturar dramaticamente as duas últimas rodadas da Liga.
Para não perder a sua chance de ganhar uns lucros no formato antigo do campeonato, aproveite o nosso Betclic bônus e aposte nos times para os quais você torce na Liga.
A UEFA está preparada para eliminar as semifinais de duas rodadas da Liga dos Campeões em uma reestruturação adicional do formato do torneio.
Já existem planos para alterar a etapa inicial do torneio, com os atuais oito grupos de quatro a serem substituídos por duas ligas de 18, a partir de 2024. Essas já não parecem ser as únicas novidades para a temporada 2024/25 com o “The Times” relatando que a UEFA está considerando implementar suas propostas de “semana de futebol”.
Se fossem postas em prática, essas propostas veriam as atuais semifinais de duas rodadas serem substituídas por partidas de uma rodada, jogadas em uma cidade em uma janela de cinco dias que também inclui a final.
As semifinais de duas rodadas têm sido parte do formato do torneio desde 1955, mas diz-se que os novos planos já contam com o apoio da Associação Europeia de Clubes (ECA).
O presidente da ECA e o presidente do Paris Saint-Germain Nasser Al-Khelaifi falou positivamente sobre as propostas, embora seja considerado que algumas figuras seniores da UEFA estejam menos interessadas em uma reestruturação tão significativa do formato.
Diz-se que o apoio de Al-Khelaifi aos planos é causado pela temporada de 2019-2020 influenciada por Covid, quando as três rodadas finais da Liga foram todas disputadas em Lisboa.
A “semana do futebol” vai reproduzir o formato da Liga das Nações da UEFA e verá duas semifinais e a final disputada em cinco dias em um país.
Espera-se que só uma cidade seja utilizada para a etapa final, restringindo o número de possíveis anfitriões, sendo que a cidade escolhida precisa ser capaz de acomodar cerca de 100.000 torcedores durante os cinco dias do evento.
A UEFA espera aliviar a tensão no calendário do futebol com a “semana de futebol”, sendo que a fase de grupos já deverá se expandir para 10 jogos por equipe dos atuais seis, quando o novo formato de “modelo suíço” for implementado.
Falando ao “The Times” em setembro, Aleksander Ceferin, o presidente da UEFA, explicou: “Se você olhar para a Supercopa, é um grande evento e eles o fazem de uma ótima maneira, eles fazem shows e as pessoas vão lá e se divertem”.