Corinthians

Adversário do Corinthians na Copa do Brasil, Retrô tem cinco anos de idade e CT de R$ 35 milhões

Centro de Treinamento do Retrô-PE

Em setembro de  2016, o Corinthians completou 106 anos de existência e, enquanto isso, seu próximo oponente na Copa do Brasil nem tinha um ano completo de fundação. 

Apesar da diferença de idade entre as duas equipes, o Timão e o Retrô, de Pernambucano, medirão forças nesta sexta-feira (26), às 21h30 (horário de Brasília), no estádio Elcyr Meneses, em Saquarema-RJ, brigando por apenas uma vaga na terceira fase do torneio continental.

Menos conhecido que o adversário alvinegro, o time pernambucano tem algumas curiosidades em sua breve existência no futebol e pretende usar esse “anonimato” em termos nacionais a seu favor.

Fundado em 15 de fevereiro de 2016, o Retrô Futebol Clube Brasil é sediado na cidade de Camaragibe, região metropolitana de Recife. O Azulão ou Fênix, como é conhecido por seus torcedores, teve uma ascensão meteórica no futebol de estado e passou a figurar na primeira divisão pernambucana em 2020, após o vice campeonato da Série A2 estadual no ano anterior.

Em 2021, o clube fez sua estreia em competições nacionais na Copa do Brasil e logo conseguiu sua primeira classificação batendo o Brusque, por 1 a 0, na Arena Pernambucano.

O Retrô, primariamente, foi idealizado para ser um clube formador de atletas. Tanto que, em seu site oficial, é contado que o time foi idealizado “através do sonho de um empresário pernambucano em investir num projeto social que alcançasse crianças e adolescentes de baixa renda atreladas ao esporte, mais precisamente o futebol, visando o desenvolvimento nas esferas sociais, físicas e psicológicas.”

Para alcançar esse objetivo, a equipe nordestina possui um Centro de Treinamento de primeira linha, que já recebeu até a Seleção Brasileira sub-18. Avaliada em cerca de R$ 35 milhões, a estrutura montada em Camaragibe possui 10 campos, hotel com 64 quartos, centro de convenções para mil pessoas, auditório, departamento médico, academia, piscina, quadra de futsal, arquibancada e até camarote em alguns campos de treino.

Já em termos esportivos, apesar de dar ênfase no cuidado com as categorias de base e estrear este ano na Série D, a Fênix projeta conseguir, nos próximos cinco anos, um acesso à Série B do Campeonato Brasileiro. Estrutura não vai faltar para o jovem time pernambucano.

Para saber tudo sobre o Corinthians, siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo