Cruzeiro

América-MG e Cruzeiro realizam primeiro clássico da história fora do estado

América
FOTO: PAULA REIS/CRF

O duelo entre América-MG e Cruzeiro, pelo Campeonato Mineiro 2023, marcará mais uma página do clássico centenário entre os clubes. Após centenas de jogos, em âmbitos estadual, nacional, regional ou até mesmo amistosos, um marco ‘inusitado’ será atingindo na história dos confrontos.

Pela primeira vez na história, América e Cruzeiro se enfrentarão em um duelo fora de Minas Gerais. O novo cenário para o duelo ocorre após a diretoria americana, mandante do confronto, pedir mudança de local e optar por levar o clássico para o estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF). O estádio já recebeu outra partida de clubes de outros estados, com a decisão da SuperCopa do Brasil entre Palmeiras e Flamengo.

A prática de levar jogos do Estadual para outros estados é bem incomum em Minas, e será uma novidade também para a história da competição, algo visto, ainda que raramente, em outros estaduais, como no Campeonato Carioca, que também levará duas partidas ao estádio neste ano.

CLÁSSICOS FORA DE BH

Apesar de ser a primeira vez fora dos limites do estado, não é novidade que a disputa já ocorreu distante de Belo Horizonte, e volta a acontecer longe da capital após nove anos. A última oportunidade foi no dia 29 de abril de 2012, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG), quando as equipes se enfrentaram pelo jogo de volta da semifinal do Campeonato Mineiro. Na ocasião, o Coelho venceu por 2 a 1.

Ao todo, quatro cidades do interior de Minas já receberam o duelo, sendo elas: Sete Lagoas, Uberlândia, Ipatinga e Varginha. Brasília se tornará a quinta cidade fora de BH que terá o clássico.

DADOS DO DUELO FORA DA CAPITAL

  • 10 Jogos realizados;
  • 5 Vitórias do América-MG;
  • 3 Empates;
  • 2 Vitórias do Cruzeiro;
  • 19 Gols marcados pelo América-MG;
  • 12 Gols marcados pelo Cruzeiro.

(Dados extraídos do site Cruzeiropédia)

Para saber tudo sobre o Cruzeiro e o América-MG, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo