Z - Futebol Agência ENM

Análise: Alternativas para a saída de Gerson

Gerson - Flamengo
Gerson encerra sua passagem pelo Flamengo (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

Gerson está, oficialmente, fora do Flamengo. Na tarde de terça-feira o clube carioca e o Olympique oficializaram o acordo pela transferência do meia, que chega em breve à equipe francesa comandada por Jorge Sampaoli.

A passagem de Gerson pelo Fla começou cercada de desconfiança, muito pelo alto valor, superando os 10 milhões de euros pagos à Roma, instituição que detinha os direitos econômicos do atleta, que estava emprestado e jogando na Fiorentina até meados de 2019.

Logo na sua estreia, ele atuou pela faixa esquerda do campo. Fez também o lado direito em algumas oportunidades, substituindo Everton Ribeiro e marcando gols, como diante do Botafogo, por exemplo, seu primeiro tento no retorno ao Brasil. Trabalhado por Jorge Jesus, ele se tornou peça fundamental atuando como segundo volante, ao lado de Arão. Dessa maneira, conquistou os históricos títulos da Libertadores e do Campeonato Brasileiro em menos de 24 horas.

Em 2021, Gerson seguiu polivalente em campo. Adaptado por Ceni para jogar junto com Diego, levando Arão para a zaga, o camisa 8 passou a ter bastante liberdade ofensiva, mostrando muita qualidade para agredir o adversário e se aproximar da área a partir da sua saída do campo defensivo para o ofensivo. Com cinco gols e nove assistências, a saída do atleta não passa só pelas quatro linhas, mas também toca na parte afetiva do torcedor, visto que Gerson se declarou ao Flamengo, se dizendo um torcedor em campo.

Confira nomes que podem ser alternativas, internas e externas, à saída do craque da Gávea:

Thiago Maia: boa contratação feita em 2020, Maia teve a tão esperada sequência no time titular interrompida por uma grave lesão. Suas características são semelhantes às de Gerson, principalmente na qualidade de chegada ao ataque e passe, mas a parte física pode atrapalhar, principalmente pela falta de ritmo no primeiro momento.

Diego Ribas: fazendo boa dupla com o agora antigo 8, Diego tem mostrado um nível técnico e, principalmente físico, acima da média. Aos 36 anos, é um dos atletas que mais percorre distâncias no campo, mantendo sua titularidade frequente com Ceni. Pode ser testado na função, tendo uma nova dupla a ser escolhida pelo treinador.

Hugo Moura: Mais defensivo, Hugo vem de ótima temporada pelo Coritiba e possui ótima qualidade de passe longo, com capacidade de quebra de linhas. Pode ser boa alternativa para atuar com Diego, dando mais liberdade ao camisa 10, por ter bom poder de marcação.

Piris da Motta: Emprestado ao futebol turco, Piris era, para muitos, o substituto ideal após a saída de Cuellar, ainda em 2019. Foi extremamente regular na Turquia, disputando todas as partidas pelo Gençlerbirligi, também possuindo mais características de primeiro volante, assim como Hugo.

Arão: Consagrado em 2019, após receber diversas críticas nos anos anteriores, o camisa 5 não deve sair da zaga, no que depender de Rogério. Apesar disso, pode ser uma alternativa para determinadas partidas ou situações, podendo criar variações táticas dentro de uma mesma partida. É um jogador subestimado, extremamente importante para o Fla.

Renato Augusto: Aos 33 anos, atleta sempre reforça seu carinho pelo Flamengo, seu clube formador, e pode ser boa alternativa à saída de Gerson. Atuando como segundo volante com Tite e no futebol chinês, onde aprimorou sua forma física, ele tem o costume de jogar mais aberto pela esquerda, não circulando por toda a faixa de campo ocupada, frequentemente, pelo novo jogador de Sampaoli. Tem qualidade técnica e nível físico que atenderia às expectativas de Ceni par a função.

Kenedy: Sondado pelo Flamengo, atleta que pertence ao Chelsea teve recente passagem pelo Granada, da Espanha, onde atuou mais aberto, pela direita. Apesar de sua rodagem no futebol europeu, ele possui apenas 25 anos e tem vínculo com o Chelsea, atual campeão da Champions League. Já atuou em algumas situações como segundo volante, podendo fazer o mesmo caminho de Gerson, que deixou de ser um meia aberto para atuar em mais faixas do campo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo