Fluminense

Análise: desfalques pesam em empate sem gols do Fluminense contra o Red Bull Bragantino

Publicado em

Maílson Santana/ Fluminense
— Continua depois da publicidade —

Muitos desfalques, um time inteiro alterado e uma partida de pouca inspiração. Assim poderíamos resumir a atuação do Fluminense na noite dessa segunda-feira (30), no Maracanã. A equipe de Odair Hellmann não conseguiu desempenhar um grande futebol e acabou empatando em 0 a 0 contra o Red Bull Bragantino. Com isso, perdeu a chance de voltar ao G-6 e fica em oitavo lugar, com 36 pontos conquistados.

No ataque, talvez tenha sido a situação mais crítica. Odair entrou com Lucca, Wellington Silva e Marcos Paulo no trio ofensivo. Dos três, apenas Lucca conseguiu criar uma oportunidade – na única finalização no gol do Tricolor na etapa inicial. O Flu chutou três bolas no primeiro tempo e apenas uma foi em direção ao gol. Além disso, ficou com menos posse de bola que o adversário: 42% a 58%.

No intervalo, o técnico tricolor tentou mudar essa estrutura ofensiva. Tirou Nenê e Wellington Silva, para as entradas de Felippe Cardoso e Luiz Henrique. No início, a equipe parecia sem controle no meio jogando sem seu articulador. Porém, começou a ter mais velocidade e “incomodar” um pouco mais o Bragantino. Finalizou mais vezes, entretanto, nenhuma delas em direção ao gol – o que explica o zero no placar.

Publicidade

É importante ressaltar que atuação deve ser analisada dentro do contexto. O Tricolor perdeu 10 atletas entre Covid-19 e lesões. Dificilmente um elenco resiste a tantas perdas para uma partida e mantém seu desempenho. Como disseram Luccas Claro e Odair Hellmann ao fim do jogo, o empate pode ser considerado um resultado não tão ruim.

Atuações dos jovens motiva

Algo a se destacar nessa partida do Maracanã foi o desempenho de quatro jogadores formados no clube. No meio-campo, André e Martinelli tiveram atuações seguras e podem ser soluções caseiras para a ausência de Dodi, que era um dos atletas mais importantes no meio-campo tricolor.

Outro que teve atuação de mais destaque foi Calegari. O lateral-direito fez uma boa partida defensivamente e aparecia constantemente no ataque. Com Igor Julião sendo criticado nas últimas partidas (diga-se de passagem fez um jogo justo improvisado na lateral-esquerda), o jovem pode ter mais chances como titular.

Para fechar, o goleiro Marcos Felipe se mostrou seguro e apareceu muito bem quando exigido. O arqueiro pode se tornar uma sombra para Muriel, que sofre com as oscilações nas suas atuações.

Confronto contra o Athletico-PR

Odair Hellmann terá agora pouco mais de quatro dias de preparação para o confronto contra o Athletico-PR, sábado (5), às 19h, no Maracanã, pela 24ª rodada do Brasileirão. Alguns atletas como Nino, Egídio e Michel Araújo (que já estão em fase de transição após se curarem da Covid-19), talvez já estejam à disposição para o duelo. Mesmo assim, Odair terá mais uma dor de cabeça para montar sua equipe titular com o número alto de desfalques.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile