Grêmio

Análise: Grêmio de Tiago Nunes e seus números no início de 2021

FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

O tricolor venceu a partida de ontem contra o Lanús por 3 a 1, pela quarta rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana e encaminhou a classificação para as eliminatórias. Tiago Nunes decidiu utilizar um time misto para o jogo, que se mostrou suficiente para derrotar os argentinos na Arena.  

O Grêmio tem ótimo aproveitamento nas partidas comandadas por Tiago Nunes e um começo de ano empolgante para os torcedores, mas, mesmo com a boa arrancada, o treinador não deixou de acrescentar pontos a melhorar na equipe, e falou sobre a jogada mais perigosa para a defesa tricolor em entrevista coletiva:

– Tivemos algumas bolas áreas contra e na primeira sofremos o gol. É uma situação que já detectamos agora mesmo no vestiário, vamos ajustar jogo a jogo. Somente a sequência de jogos vai nos dar confiança.

A manutenção do trabalho de Renato, mas com características de Tiago

O Grêmio vem de uma ótima sequência de seis vitórias em seis jogos sob o comando de Tiago Nunes, ou seja 100% de aproveitamento do novo técnico tricolor. Um dos grandes problemas que Tiago teria em sua chegada, era lidar com o peso do nome do antigo treinador e suas conquistas. Mas Tiago vem agradando a torcida, pois manteve os méritos e pontos positivos do estilo de Portaluppi, mas com jogadores mais espaçados, sempre marcando gols (pelo menos dois por partida até agora) e jogando de maneira mais aguda pelas pontas, comparado com o antigo estilo de passes curtos centralizados, e derrotando os adversários de maneira convincente. Além das variações de jogadas, que levaram Matheus Henrique a marcar dois gols de cabeça em jogos consecutivos, devido a seus avanços pelo meio da zaga adversária.

Ferreira também ganhou destaque pela ponta-esquerda e vem sendo o jogador mais importante para o time do Grêmio, participando de maior parte das jogadas ofensivas do Imortal e somando 10 gols e 8 assistências nesse começo de temporada 2021 (informações SofaScore). Além da utilização do volante, Thiago Santos, no meio de campo, jogador que deu mais força e segurança para o setor gremista cheio de armadores de baixa estatura.

Tiago Nunes vem dando chances para todos os atletas do elenco e mudando a escalação para testar as peças do grupo. Churín, Lucas Silva, Darlan, Cortez, Vanderson e Guilherme Azevedo revezam as posições com os titulares e cumprem bem a função no esquema tático do time. O grupo parece estar se acostumando com o estilo de jogo do novo treinador, e tem um excelente início de temporada. Tiago começou 2021 com o pé direito, e se continuar com sua sequência de vitórias e conquistar seu primeiro título pelo tricolor, o Gaúchão, terá o apoio de dirigentes e torcida para trabalhar mais tranquilamente no restante da temporada.

Para saber tudo sobre o Grêmio, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo