Fluminense

Análise: No embalo coletivo e de Diniz, Fluminense mostra que pode almejar coisas grandes na temporada

FOTO: MARCELO GONCALVES/FLUMINENSE FC

Demonstrando um exímio futebol praticado nos últimos jogos, o Fluminense venceu o Cruzeiro, no Mineirão, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, por 3×0, e se classificou para a próxima fase da competição. É o sexto triunfo seguido do time comandado por Fernando Diniz, que está encantando o país com a forma que seu time vem jogando.

+ Fluminense ‘erra’ escudo do Cruzeiro e provoca Ronaldo após classificação na Copa do Brasil

+ Atuações: Cano e Martinelli são destaques em noite de festa do Fluminense no Mineirão; veja as notas

Por ter vencido o jogo de ida por 2×1, o Fluminense foi para a partida de volta sabendo que o Cruzeiro viria para cima, já que estaria jogando em casa, num Mineirão lotado, e quebrando recorde de público do clube celeste na temporada.

Os primeiros 10 minutos foram de total intensidade do tricolor no ataque. Foram três chances de gol, duas de Jhon Arias e uma de Matheus Martins, porém os visitantes não conseguiram ser efetivos. Logo após, o Cruzeiro começou a jogar de igual para igual, com uma marcação alta, dificultando a saída de bola do Fluminense e deixando poucos espaços para criação de jogadas do rival. Parecia ser um jogo perigoso para os cariocas, que viam os mineiros jogarem nos espaços cedidos no lado direito de Samuel Xavier e de Jhon Arias, que estava ajudando o lateral na marcação. Mas os principais lances que levaram certo perigo para os tricolores pararam nas mãos de Fábio, que trouxe segurança para o time e a torcida, mesmo sendo pressionado pelos cruzeirenses nas arquibancadas.

Os times voltaram para o segundo tempo praticamente no mesmo ritmo do primeiro. O Cruzeiro em cima e o Fluminense tentando se defender. Parecia que o tricolor tinha entrado em campo desligado, e que a qualquer momento poderia tomar o gol, mas os mineiros quase não levaram perigo para a meta de Fábio.

Administrando a partida e suportando a pressão do time celeste, o Fluminense acha seu primeiro gol numa bela troca de passes entre Caio Paulista, Ganso, Cano e Jhon Arias, que abriu a dianteira no Mineirão. Inclusive, o momento que a dupla Arias e Cano vive nessa temporada é extraordinário. O entendimento e o entrosamento entre os dois é um dos pontos altos do clube nessa temporada. Depois do primeiro gol, deu a entender que o Cruzeiro sentiu o efeito e deixou os cariocas crescerem mais ainda no jogo. Martinelli, que entrou no lugar de Nonato, fez uma bela jogada pelo lado direito da defesa mineira, cruzou e achou Cano, que ampliou o placar, colocando praticamente o tricolor nas quartas de final da Copa do Brasil. São 27 gols do argentino na temporada. Artilheiro da temporada no Brasil, artilheiro do Campeonato Brasileiro e, agora, artilheiro da Copa do Brasil. Para finalizar, Nathan, que está tentando conquistar seu espaço, faz uma bela jogada e sacramentou de vez a passagem de fase.

Em 2 meses de trabalho, Fernando Diniz já implementou sua filosofia de jogo no time e vem melhorando aspectos que, em seus outros trabalhos, eram alvo de críticas, como a recomposição defensiva. O time está jogando um futebol de alto nível, resultando em um mar de elogios de torcedores, rivais e imprensa. Muitos até falam que o Fluminense possui o futebol mais bem jogado do Brasil. A onda de enaltecimentos pode servir de combustível para os tricolores poderem de vez almejar coisas grandes para o restante da temporada.

+ Diniz destaca foco e trabalho do sistema defensivo do Fluminense: ‘Dedicação extrema’

O tricolor carioca agora volta as suas atenções para o Campeonato Brasileiro, onde enfrenta o São Paulo, no domingo, às 16h, no Morumbi.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo