A Bélgica venceu a Estônia por 3 a 1, neste sábado (13), e garantiu vaga na Copa do Mundo do Catar 2022. Com o resultado a equipe chegou aos 19 pontos e não pode mais ser alcançada na liderança do Grupo E. A Estônia termina a competição em 4º lugar com 4 pontos. Os gols da partida foram marcados por Benteke, Carrasco e Thorgan Hazard; Sorga descontou para os visitantes. Na última rodada, os belgas jogam contra o País de Gales, enquanto que os estonianos encaram enfrentam a República Tcheca.
PRIMEIRO TEMPO
A Bélgica dominou as ações desde o início do e terminou a primeira etapa com 86% de posse de bola e 13 finalizações. O controle, no entanto, não se traduziu em gols. A equipe abriu o placar aos 11′: De Bruyne lançou Carrasco na ponta esquerda, que cruzou na área; o goleiro Igonen falhou na saída do gol e Benteke só empurrou a bola para o fundo das redes.
A Bélgica teve oportunidades de ampliar o placar: De Bruyne cobrou falta aos 13′, mas a bola bateu na trave; aos 19′ foi a vez de Benteke também parar na trave, depois de ótima cabeçada; e aos 23′, Hazard entrou cara a cara com Igonen, tentou o drible, mas foi desarmado pelo goleiro. A partir dos 25’, a equipe começou a erra muitos passes na intermediária de ataque e encontrava dificuldades de construir as jogadas. Pelo lado da Estônia, a estratégia era se manter fechada na defesa e explorar os espaços deixados pelo adversário no contra-ataque. A proposta, no entanto, não surtiu qualquer efeito nos 45 minutos iniciais.
SEGUNDO TEMPO
A volta do intervalo começou novamente com pressão da Bélgica. Logo aos 8’, a equipe ampliou o placar: Carrasco fez a tabela com Benteke, recebeu de volta e acertou um belo chute no ângulo para fazer 2 a 0. Os donos da casa continuaram com a posse de bola, mas as jogadas de ataque não prosperavam, principalmente, com Hazard, que foi muito mal na partida. O técnico Roberto Martínez começou a mexer no time: saíram Eden Hazard e Meunier para as entradas de Thorgan Hazard e Saelemaekers. Mas foram as substituições da Estônia que deram resultado. Aos 25’, Sappinen finalizou forte, Courtois espalmou para o meio da área e Sorga completou o rebote para o gol. Ambos tinham acabado de entrar em campo.
O primeiro gol dos visitantes ligou o alerta na Seleção Belga, que resolveu reassumir o controle da partida. Aos 28’, jogada coletiva no ataque: Mertens recebeu na esquerda e tocou na linha de fundo para De Bruyne fazer o cruzamento na pequena área e encontrar Thorgan Hazard, livre, escorar de cabeça: 3 a 1 Bélgica. A equipe ainda marcou o quartou gol, aos 41’, com Saelemaekers, mas na origem do lance De Ketelaere foi flagrado em impedimento pelo VAR.
Fim de jogo e a Bélgica carimbou o passaporte para a Copa do Mundo do Catar. Em 2022, os belgas vão jogar a competição pela 14ª vez na história. Além disso, a Seleção chegou à terceira participação consecutiva no Mundial; o recorde continua sendo do período entre 1982-2002 com seis presenças.
Confira como foi a transmissão em tempo real do Esporte News Mundo para Bélgica x Estônia, nona rodada da fase de grupos das Eliminatórias europeias da Copa do Mundo.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.