Automobilismo

Hamilton e Verstappen se chocam e Daniel Ricciardo vence GP de Monza

GP de Monza
Foto: Reprodução/F1TV

A corrida de Monza prometia muita disputa entre os líderes do Campeonato de Pilotos, Max Verstappen e Lewis Hamilton. No entanto, quem ficou com o destaque foi Daniel Ricciardo, grande vencedor, e Lando Norris. Valtteri Bottas, com a punição de 5s para Sérgio Pérez, fechou o pódio em Monza neste domingo (12).

Ricciardo largou em segundo e, ainda na primeira curva, já assumiu a liderança. A luta entre Hamilton e Verstappen já teve suas faíscas na primeira volta, com o holandês levando a melhor.

Com o australiano da McLaren liderando o pelotão, os quatro primeiros colocados permaneceram muito próximos durante boa parte da corrida, mas sem ultrapassagens.

A estratégia do heptacampeão Hamilton era diferente do resto dos líderes, já que largou de pneus duros, enquanto a maioria tentou os médios. Assim, Ricciardo, Max e Norris pararam, deixando a Mercedes na liderança do GP.

O que parecia uma boa estratégia, já que o número 44 do grid iria voltar a frente do rival na Red Bull após a parada, virou um acidente. Os dois líderes bateram, o carro de Max passou por cima da Mercedes, e ambos os pilotos ficaram fora da corrida.

Os favoritos estavam fora, e restava a McLaren aproveitar de sua posição favorável na pista para pontuar bem com Ricciardo e Norris. E foi o que aconteceu. Desde a batida entre Hamilton e Verstappen, o australiano liderou com segurança, seguido pelo britânico. 

Pódio da recuperação

Apesar de conquistar a pole position na corrida Sprint do sábado (11), Valtteri Bottas largou em 18º pois foi punido pela troca de peças do carro. Mesmo assim, o finlandês mostrou a força da sua Mercedes e escalou todo o pelotão.

Bottas no fim da corrida foi o quarto colocado, mas Sérgio Pérez levou punição de cinco segundos por ganhar vantagem ao passar reto em uma das curvas. Dessa forma, o pódio ainda teve uma Mercedes, para manter a vantagem no Campeonato de Construtores.

Além dos abandonos de Max Verstappen e Lewis Hamilton, as duas AlphaTauris de Yuki Tsunoda e Pierre Gasly nem largaram nesse domingo por problemas mecânicos. O russo Nikita Mazepin (Haas) também teve problemas durante a corrida e não completou.

Daniel Ricciardo venceu pela primeira vez desde o GP de Monaco em 2018, quando ainda era da Red Bull, e foi a oitava vitória do australiano da Fórmula 1. Além disso, a última vez que a McLaren conseguiu uma dobradinha foi em 2010, com a dupla Jenson Button e Lewis Hamilton no circuito do Canadá.

Já que Verstappen e Lewis Hamilton não pontuaram, a distância do holandês no Campeonato de Pilotos manteve-se em cinco pontos. A disputa pelo título continua em Sochi, na Rússia, com o primeiro Treino Livre no dia 24 de setembro, às 5h30.

Confira como foi a transmissão em tempo real do Esporte News Mundo para o Grande Prêmio de Monza de Fórmula 1.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo