Um grande segundo tempo foi o suficiente para o Real Madrid conseguir os três pontos e se manter na cola do Barcelona pela liderança do Campeonato Espanhol. No encerramento da 29ª rodada, nesta quinta-feira, a equipe comandada por Zinedine Zidane derrotou o Valencia por 3 a 0. Os gols da partida foram marcados por Karim Benzema (2) e Marco Asensio, todos na etapa final.
O JOGO
Jogando no Estádio Alfredo Di Stéfano, o time merengue fez valer a superioridade técnica e chegou a ter 67% da posse de bola no primeiro tempo. Com bom volume de jogo, a equipe de Zidane obrigou o goleiro Cillessen a trabalhar e fazer oito defesas. Apesar disso, foi Valencia quem teve as melhores oportunidades, aproveitando os espaços deixados pela linha de defesa alta do Real. Aos 13 minutos, Rodrigo Moreno saiu cara a cara com Courtois e acertou a trave. Em seguida, aos 20′, o atacante brasileiro naturalizado espanhol chegou a balançar as redes e comemorar, mas, após revisão no VAR, o árbitro assinalou impedimento no início da jogada e anulou o gol.
Na etapa final, o Real Madrid manteve o domínio das ações e continuou pressionando a saída de bola do adversário. E, aos 16 minutos, conseguiu transformar essa supremacia em gol. Hazard tabelou com Modric e serviu Benzema, que saiu de cara com Cillessen e finalizou de primeira para balançar as redes e abrir o placar. Com um Valencia apagado e sem finalizar a gol no segundo tempo, o Real Madrid aproveitou para aumentar a vantagem. Aos 29′, Asensio recebeu cruzamento de Mendy e marcou um belo gol. Aos 41′, foi a vez de Benzema marcar um golaço. O atacante francês recebeu passe de Asensio, tirou do zagueiro com a perna direita e, sem deixar cair, acertou um chute no ângulo com a perna esquerda. Com a derrota sacramentada, o Valencia ainda teve que acabar com um jogador a menos, após Kang-in Lee ser expulso, aos 44′.
MELHOR EM CAMPO
Após 11 meses longe dos gramados, o meia espanhol Marco Asensio entrou em campo pela primeira vez nessa temporada e mostrou que tem estrela. O meia entrou aos 29 minutos do segundo tempo e, no primeiro toque na bola, estufou as redes. Em seguida, aos 41′, deu assistência para Benzema marcar o terceiro e fechar o placar.
O camisa 20 não atuava desde julho de 2019, quando sofreu uma ruptura do ligamento do joelho, em amistoso de pré-temporada, e teve que passar por uma cirurgia. Havia a previsão de que ele voltaria apenas na próxima temporada, mas a paralisação de três meses do futebol possibilitou o retorno antecipado. Agora, totalmente recuperado e com a moral alta, Asensio se torna mais uma opção de ataque importante para Zidane, tanto na La Liga quanto na Champions League.
COMO FICA A TABELA
Com a vitória, a diferença do vice-líder Real Madrid para o Barcelona voltou a ser de apenas dois pontos (64 a 62). Nas nove rodadas restantes da La Liga, o Real Madrid precisaria apenas empatar em pontos com o Barça para passar à frente, já que tem vantagem no confronto direto. No domingo, a equipe merengue visita a Real Sociedad, às 17h (de Brasília).
Já o Valencia, que briga por uma vaga na Liga Europa, foi ultrapassado pelo Villarreal e acabou a rodada na 8ª posição, com 43 pontos. Agora, a diferença para a Real Sociedad – primeiro time no G-6 – é de quatro pontos. Na próxima rodada, o clube recebe o Osasuna no Estádio Mestalla, querendo se recuperar no campeonato. A partida também será no domingo, às 14h30 (de Brasília).
Siga o perfil do Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
Pingback: Melhor defesa, nova casa... Veja 10 motivos para a grande fase do Real Madrid