Após bater o América-MG por 1 a 0 na noite da última quinta-feira (21), na Arena Independência, em jogo válido pela décima oitava rodada do Brasileirão, o Palmeiras chegou ao título simbólico do primeiro turno. O Verdão tem 36 pontos, o vice-líder Corinthians tem 32, mesmo o timão vencendo na próxima rodada, não consegue alcançar os números de pontos do rival alviverde.
Para saber tudo sobre o Palmeiras siga Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
Em 2016, quando conquistou pela penúltima vez a principal competição nacional, o Palmeiras também foi campeão do primeiro turno e conseguiu o título no final do ano. Na época, o Verdão terminou a primeira parte do campeonato com 36 pontos, exatamente a mesma pontuação de hoje, porém ainda falta uma partida para encerrar o primeiro turno deste ano.
Já em 2018, a última vez que o clube palestrino venceu o torneio, ele não terminou o primeiro turno como líder. Na oportunidade, a equipe que ocupava essa posição era o rival São Paulo, com 41 pontos. O Palmeiras terminou o primeiro turno daquele ano na sexta colocação, com 33 pontos, oito atrás do tricolor e mesmo assim sagrou-se campeão brasileiro.
Esse título simbólico do primeiro turno não tem muito valor para os torcedores. Entretanto, na maioria das vezes que uma equipe venceu a primeira parte da competição, terminou o campeonato como campeã. Desde que o Brasileirão se tornou de pontos corridos, em 2003, 14 times venceram o primeiro turno e foram campeões no final do campeonato. E em apenas cinco oportunidades os vencedores da primeira etapa do torneio deixaram de vencer o título no final do ano.
Veja as equipes que venceram o primeiro turno e não foram campeãs:
1 – Grêmio – Campeonato Brasileiro 2008
2 – Internacional – Campeonato Brasileiro 2009
3 – Atlético-MG – Campeonato Brasileiro 2012
4 – São Paulo – Campeonato Brasileiro 2018
5 – São Paulo – Campeonato Brasileiro 2020