Geral

Após derrota no UFC 283, Glover Teixeira se aposenta do MMA

Divulgação/Instagram Oficial UFC

A derrota para Jamahal Hill no último sábado (21) não significou apenas a perda da chance de Glover Teixeira de reconquistar o cinturão dos meio-pesados. Mas também se tornou a última luta da carreira de um dos lutadores mais apreciados pelos fãs de MMA do Brasil e do mundo.

Após a derrota no main event do UFC 283, no Rio de Janeiro, o lutador brasileiro anunciou ainda no octógono que está se aposentando das lutas e que o fator principal que o levou a esta decisão foi ver que ‘não tinha mais energias’ para seguir lutando do jeito desejado e que quer focar em ajudar os colegas de time, caso de Alex Poatan.

– É hora de parar. É hora de botar energias nos outros caras. O (Alex) Poatan pode segurar o cinturão dele (dos médios do Ultimate) por muito tempo. Queria ficar até cair, mas tem round que não consigo acertar os caras. A velocidade não está aí mais. É uma honra me aposentar com o Shogun, eu paro hoje – declarou Glover ainda no octógono.

A decisão de parar do mineiro contrasta com a postura deste antes da luta contra Hill. Glover já vinha considerando parar no passado, mas havia desistido de tal depois da derrota para Jiri Prochazka, alegando que queria ‘viver o momento’ e ‘não planejar nada’ em sua carreira.

LEIA TAMBÉM

+ José Aldo entrará para o Hall da Fama do UFC em 2023

Se tal anúncio foi feito no calor da derrota ou se é definitivo, isto os próximos dias irão demonstrar. Mas Glover Teixeira pode ter encerrado uma carreira de grande longevidade num esporte brutal como o MMA e não qual viveu várias reviravoltas para poder chegar ao topo e poder ser finalmente campeão do UFC.

Desde 2002 nas artes marciais mistas, o mineiro chegou ao Ultimate e logo começou a se mostrar um dos grandes meio-pesados da organização. Tanto que teve a primeira chance de lutar por cinturão, em 2014, sendo derrotado por Jon Jones. Depois, viveu bons e maus momentos na categoria, com várias vitórias importantes, mas tropeços que o deixaram ainda mais longe do título.

Entretanto, em 2019, viveu uma ‘ressurreição’ ao iniciar uma série de cinco vitórias que lhe renderam a chance de, novamente, lutar por título. E, desta vez, com sucesso, ao derrotar Jan Blachowicz em outubro de 2021, para se tornar dono do cinturão dos meio-pesados. Mas, na primeira defesa, perdeu o título nos últimos segundos da luta contra Jiri Prochazka, em junho último.

E mais uma chance se deu neste final de semana, quando a lesão de Prochazka o forçou a ceder o título e o empate entre Magomed Ankalaev e Blachowicz fizeram com que o Ultimate se decidesse por dar a Glover a oportunidade do title shot e lutar pelo cinturão vago da categoria contra Hill no Brasil. Mas que acabou não rendendo o sucesso esperado e se tornou, por ora, a última luta da carreira do brasileiro.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo