Juventude

Após empate contra o Grêmio, Eduardo Barros elogia entrega do Juventude: ‘tem coisa boa pela frente’

Fernando Alves/ECJuventude

Na noite deste domingo (13), jogando fora de casa, o Juventude empatou em 1 x 1 com o Grêmio pela 6ª rodada do Campeonato Gaúcho e segue sem vencer na competição. Em entrevista coletiva após a partida, o técnico interino Eduardo Barros elogiou a entrega do time à proposta de jogo e disse que se conseguirem “repetir atuações com essa entrega, com essa intensidade, com essa aplicação tática, tem coisa boa pela frente ao longo de toda temporada”.

Para saber tudo do Juventude siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Perguntado sobre como analisava o resultado da partida, o comandante interino Eduardo Barros respondeu:

– Analiso de forma de forma muito positiva. Nós conseguimos fazer um jogo muito equilibrado contra um dos gigantes do futebol brasileiro. Isso mostra a força da nossa equipe, a qualidade dos jogadores e que nós temos totais condições de reverter esse momento ruim e difícil que a equipe se encontra.

Sobre a construção do esquema tático para a partida, disse:

– Essa estratégia foi construída coletivamente com a equipe de análise de desempenho do clube, com o auxiliar, o Lucas Zanella, com a direção, e entendendo quais seriam os melhores jogadores pra esse jogo considerando alguns desfalques que nós tínhamos por várias questões […]. Nessa construção coletiva, com algumas horas de debate, a gente entendeu que a estratégia que a gente levou a campo hoje era a melhor para enfrentar a equipe do Grêmio.

Eduardo Barros evitou fazer comparações com Jair Ventura, ressaltando a importância treinador para equipe, alegando que seu trabalho “não se pode reduzir a esse início de competição em que os resultados não vieram”. Respondendo sobre os fatores que levaram à evolução técnica da equipe nesta partida, ele disse:

– Nós sabíamos que o Grêmio iria tentar tomar conta do jogo e nós teríamos que incorporar o espírito do Gaúchão, travar as principais ações que eles tinham: a movimentação do Janderson, os espaços vazios que o Benitez procura, a jogada de um contra um com o Ferreirinha que é um dos melhores extremos do Brasil, a presença de área do Diego Souza… Então o nosso ímpeto era travar esse jogo do Grêmio e explorar alguns pontos, o que no meu entendimento a equipe conseguiu fazer.

VEJA MAIS | Atuação ENM: Capixaba marca e César tem boa atuação em empate do Juventude contra o Grêmio

A presença inesperada do jovem volante Kelvi no time titular foi uma das maiores novidades trazidas por Barros. Sobre isto, ele comentou:

– O Kelvi é um jogador em transição das categorias de base para a equipe principal. Ao longo do ano passado ele já conviveu com todos os jogadores da equipe principal e comissão técnica, então estava muito ambientado e habituado a fazer alguns movimentos que seriam exigidos no jogo de hoje. Com a ausência do Ricardo (Ricardinho) e a necessidade de recuar o Elton para uma linha de cinco defensores, que era uma das propostas pro jogo de hoje, abriu-se uma posição e nós entendemos que ele estava preparado para cumpri-la.

Foi questionado também sobre a ausência de Chico Kim, e respondeu da seguinte maneira:

– Como nós definimos jogar com uma linha de cinco e explorar jogadas de velocidade pelas laterais do campo, não víamos para esse jogo a necessidade da utilização de um meio-campista de origem. Então passa pela estratégia do jogo a opção de não utilização do Chico, do próprio Bassani ou até mesmo do Bruninho […]. Vale ressaltar que são jogadores com que eu conto para o jogo contra o São José, se for eu que for fazê-lo, e que a equipe tem que ter a capacidade de se adaptar às exigências de qualquer partida.

Ao ser perguntado sobre uma possível permanência definitiva no comando do Juventude, Eduardo Barros disse que prefere focar em um jogo de cada vez:

– Eu prefiro pensar jogo a jogo. Falei para o grupo de jogadores e para a direção que iria focar exclusivamente na partida de hoje. Amanhã pela manhã eu vou colher informações com a direção novamente, e se eu estiver no comando até o jogo de quinta-feira vou sentar mais uma vez com a equipe técnica para discutirmos a estratégia do jogo e trabalhar focado até o confronto com o São José, e assim sucessivamente até a direção entender que deva ser eu o treinador de forma efetiva ou trazer algum outro treinador para dar sequência no trabalho.

O próximo compromisso do Juventude será contra o São José, jogando em casa no Alfredo Jaconi, na próxima quinta-feira (17), às 21h30, pela 7ª rodada do Gaúchão. O Papo segue na zona de rebaixamento com apenas três pontos conquistados até o momento.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo