Até o último minuto houve emoção e drama na vibrante temporada da LaLiga Smartbank, que está prestes a terminar, com uma última decisão: a de saber qual equipe acompanhará RCD Espanyol e RCD Mallorca rumo à LaLiga Santander, uma vez que ambos já tenham assegurado sua promoção à primeira categoria espanhola. Ambos voltam à elite após uma única temporada na LaLiga Smartbank, onde o time Perico é também o novo campeão e dominador dos recordes de pontuação da categoria: em suas fileiras estão Pichichi Raúl De Tomás (23 gols) e Zamora Diego López (0,63 gols por jogos).
No último dia, o Sporting de Gijón falhou, eliminando assim as suas opções de promoção e convidando os restantes candidatos a entrarem nos playoffs. Desta forma, CD Leganés, UD Almería e Girona CF juntaram-se no último suspiro ao Rayo Vallecano, apesar de também não ter conquistado a vitória no último jogo do campeonato. Para estes quatro clubes (que terminaram entre o terceiro e o sétimo lugares), a temporada ainda aguarda o seu desfecho, já que agora eles devem se encontrar no sempre emocionante playoff da promoção. É importante lembrar: apenas o vencedor conquistará a promoção desejada.
Um formato de sucesso que já comemora 11 temporadas e que garante fortes emoções em cada uma das últimas seis partidas. De um lado, há o embate entre Girona e Almería, enquanto de outro o derby de Madrid entre Leganés e Rayo Vallecano será disputado. Os vencedores serão medidos na final do playoff – que começa nesta quarta-feira (06/06) e vai até o dia 20 de junho.
Por outro lado, também houve sorrisos e lágrimas na parte inferior da classificação. AD Alcorcón e CD Lugo salvaram a pele e permanecerão na categoria por mais um ano – depois de bater RCD Espanyol e Rayo Vallecano, respectivamente. Esses triunfos fizeram com que a vitória de CE Sabadell em casa contra o CD Mirandés fosse completamente inútil nesta roleta russa em particular, e os arlequins acompanharão UD Logroñés, CD Castellón e Albacete BP na nova missão pela Primera RFEF (a nova denominação para a terceira divisão espanhola).
A LaLiga Smartbank não perderá qualidade nem tradição, pois voltará a receber recentes dominadores da competição como SD Huesca, Real Valladolid e SD Eibar, descendentes da LaLiga Santander e que regressam à segunda categoria nacional com o objetivo de logo voltar ao nível superior mais cedo e não mais tarde – como já afirmou Ronaldo Nazário, presidente do clube de Valladolid.
No entanto, a competição também dá as boas-vindas a outras equipes que nunca estiveram na LaLiga Smartbank. É o caso do surpreendente SD Amorebieta, um clube de uma vila basca com menos de vinte mil habitantes, que vai colocar à prova os seus rivais pela ambição desenfreada e pela grande intensidade que demonstram em cada um dos seus jogos. Argumentos que o levaram a deixar um clube histórico como o Badajoz, que mal havia perdido dois jogos em toda a temporada, no esquecimento.
No entanto, a seleção basca não será a única surpresa na próxima temporada, que terá a equipe B da Real Sociedad, liderada pelo inesquecível Xabi Alonso – campeão de tudo com Liverpool, Real Madrid e Seleção Espanhola em sua fase de jogador-, como parte de um campeonato cada vez mais competitivo. Também graças à entrada de um UD Ibiza que continua a crescer a cada temporada e de um Burgos CF que, com a ajuda do jovem presidente argentino Franco Caselli, de apenas 25 anos, quer recuperar o prestígio que não detinha há muito tempo e – que já os elevou à LaLiga Santander durante os anos oitenta. Uma lembrança cada vez mais viva nas arquibancadas do Estádio Municipal El Plantío.
Estas serão as novas equipes que irão construir a LaLiga Smartbank 2021/2022, uma das competições de futebol mais competitivas da Europa e que apresenta alguns dos projetos mais interessantes do país – que continuem a crescer e, quem sabe, se tornem em breve equipes do mais alto nível nacional, da LaLiga Santander, a partir de agora. Porque o futebol é germinado justamente na LaLiga Smartbank.