Futebol americano

Astro da NFL, Drew Brees responde mensagem de Donald Trump: “Isso não é sobre nossa bandeira”

Quarterback dos Saints se envolveu em polêmica durante a semana (Divulgação/New Orleans Saints)
Quarterback se envolveu em polêmica durante a semana (Divulgação/New Orleans Saints)

Drew Brees, quarterback do New Orleans Saints, voltou a tocar em um assunto que ganhou as manchetes nesta semana: a possibilidade de jogadores se ajoelharem durante o hino nacional, em protesto contra o racismo e a violência policial contra negros no Estados Unidos. Mas desta vez, o astro da liga utilizou a rede social para responder Donald Trump, presidente do país.

                 

Na tarde desta sexta-feira (5), Donald Trump utilizou o Twitter para falar sobre a atitude de Drew Brees, que pediu desculpas pelas críticas feitas a esse tipo de protesto, quando disse ser contra qualquer pessoa que desrespeitasse a bandeira norte-americana. O presidente elogiou o jogador, mas criticou o fato do quarterback ter voltado atrás no que havia falado.

“Eu sou um grande fã do Drew Brees. Eu realmente acho que ele é um dos melhores quarterbacks, mas ele não deveria ter voltado atrás no posicionamento sobre honrar nossa magnífica bandeira. Ela deve ser reverenciada, apreciada e levada ao alto. Nós devemos nos permanecer de pé, idealmente com uma saudação ou com a mão no coração. Há outras formas de protestar, mas não à nossa grandiosa bandeira americana. Não ajoelhe!”, disse Donald Trump.

A resposta de Drew Brees veio algumas horas depois, no fim da noite de sexta-feira. Após conversar com amigos e líderes da comunidade negra, o quarterback disse, por meio de sua conta no Instagram, que entendeu o real motivo dessa forma de protestar e mandou uma mensagem para o presidente Donald Trump.

https://www.instagram.com/p/CBE4y_9Hj2S/?igshid=7ejunv7ktpcn

“Para Donald Trump. Após minhas conversas com amigos, colegas de time e líderes da comunidade negra, percebo que isso não é um problema sobre a bandeira americana. E nunca foi. Nós não podemos mais usar a bandeira para afastar as pessoas ou distraí-las sobre verdadeiros problemas que nossas comunidades negras enfrentam. Fizemos isso em 2017, e eu acabei trazendo à tona novamente com meus comentários essa semana. Nós devemos parar de falar sobre a bandeira e mudar nossa atenção para os reais problemas da sistemática injustiça racial, opressão econômica, brutalidade policial e as reformas judiciais e penitenciárias. Estamos em um momento crucial na história da nossa nação. Se não agora, então quando?”, disse Drew Brees.

“Nós, da comunidade branca, precisamos ouvir e aprender sobre a dor e sofrimento das nossas comunidades negras. Devemos reconhecer os problemas, identificar as soluções, e então, colocá-las em prática. A comunidade negra não pode fazer isso sozinha. Isso requer todos nós juntos”, finalizou.

Entenda a polêmica envolvendo Drew Brees:

Na quarta-feira (3), Drew Brees concedeu uma entrevista ao site Yahoo Finances, e nela falou que achava um desrespeito à bandeira dos Estados Unidos, alguém se ajoelhar durante o hino nacional, como fazia o ex-quarterback do San Francisco 49ers, Colin Kaepernick, e outros jogadores.

“Eu nunca vou concordar com alguém que desrespeite a bandeira dos Estados Unidos da América”, disse Brees, em trecho da entrevista.

As palavras de Drew Brees não repercutiram bem entre os atletas, incluindo companheiros de equipe. O safety Malcolm Jenkins comentou que tinha sido doloroso ouvir as palavras do parceiro de time, e que esperava uma retração do quarterback. O wide receiver Michael Thomas também se pronunciou, dizendo que não se importava se o astro concordava ou não com a atitude.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo