Athletico

Athletico se posiciona sobre ato racista: ‘Rubro-negro é quem tem todas as raças’

Divulgação/Athletico

No começo da tarde desta segunda-feira (21), dia internacional contra a discriminação racial, o Athletico publicou um posicionamento sobre o caso de injúria racial acontecido no jogo de ontem, contra o Londrina. Publicação cita que “O clube não tolera e não tolerará qualquer tipo de discriminação racial em seu estádio. Rubro-Negro é quem tem todas as raças.” e reitera que foram tomadas medidas internas para a identificação do agressor, que foi detido pela polícia e liberado depois de pagar fiança no valor de 500 reais.

+De saída do Grêmio, Athletico negocia empréstimo do lateral-direito Orejuela

O caso aconteceu no segundo tempo do jogo de volta das quartas de final do Campeonato Paranaense, quando numa cobrança de lateral, Samuel Santos, lateral direito do Londrina, confrontou um torcedor athleticano próximo ao campo por um ato racista. Jogador denunciou ao árbitro da partida Rodopho Toski Marques , que prontamente pediu a presença da polícia e relatou em súmula a denúncia do atleta: “Aos 30 minutos do 2° tempo paralisei a partida após relato do jogador do Londrina, Samuel Santos, que o torcedor identificado como Carlos Alexandre Tonin disse em sua direção: “seu preto vera verão”.

Para saber tudo sobre o Athletico, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Samuel foi à delegacia após o término da partida acompanhado de seu advogado Eduardo Vargas, que diz: “esperamos que uma situação como essa não fique impune, não toleramos mais racismo no nosso esporte. Esperamos uma atitude contundente da Federação Paranaense de Futebol”. O Londrina entrará com processo contra o Athletico que pode levar até a punição esportiva, o que é citado pelo advogado ao UOL como algo que “poderia causar até a eliminação do Athletico”.

+Após pagar fiança de 500 reais, torcedor do Athletico acusado de injúria racial é liberado da prisão

Samuel Santos se manifestou nas redes sociais, reforçando que serão tomadas medidas para “responsabilizar esse criminoso”:

-E, mais uma vez, a ignorância e intolerância se fez presente no esporte que deveria nos unir. Fui vítima de um dos crimes mais cruéis e repugnantes que esse mundo já viu: o racismo. Ao contrário de outros casos semelhantes, desta vez não passará impune e medidas já estão sendo tomadas para responsabilizar esse criminoso, para que sirva de exemplo. Tenho orgulho da minha raça, amo a minha cor e não irei abaixar a cabeça para racistas.

+Terans celebra boa atuação jogando pelo meio ‘me sinto mais confortável’

Caso acontece pouco mais de três meses depois do jogo de volta entre Athletico e Atlético-MG, pelo jogo de volta das finais da Copa do Brasil e que, infelizmente, também foi palco para atos de racismo. A atitude do torcedor no jogo de ontem também foi condenada pela torcida organizada Os Fanáticos, principal torcida athleticana:

-Mais uma vez, por causa de um único torcedor, o nome do Atlético e da sua torcida estão nos noticiários por um ato racista. Justo nós, torcedores do Atlético, o time do povo, de Urbino, o primeiro jogador negro do Estado, que fez história com a camisa rubro negra em 1925. Não podemos aceitar em pleno 2022 ato tão repugnante como o de ontem, aconteça em nossa casa. Nós da Torcida Os Fanáticos não seremos coniventes com tal atitude. Atos flagrados por nós serão imediatamente cobrados. A Baixada é de todos nós, brancos e negros. Menos dos racistas

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo