Athletico

Athletico vence São Paulo em jogo de dois pênaltis

Divulgação/Athletico

O Athletico venceu o São Paulo por 1 a 0, na Arena da Baixada, pela vigésima rodada do Campeonato Brasileiro de 2022. Times fizeram jogo parelho e de muita movimentação, mas com dois pênaltis a favor o Furacão saiu ganhando, gol de Vitor Bueno. O segundo tempo ainda reservou pressão ao Tricolor, mas sem sucesso.

MOVIMENTAÇÃO E FALTA DE OBJETIVIDADE

O movimentado primeiro tempo começou bem aquém das possibilidades das duas equipes, e pode ser uma definição, ao extremo, do que foi o período. A primeira oportunidade real veio apenas aos 16 minutos, com cruzamento de Rafinha e cabeçada de Galappo.

Até aí, um jogo de muita movimentação de ambos os times, que abdicam da presença de um camisa 9 clássico e tendem à intensidade nas trocas de posição. Vitor Bueno, pelo Athletico, foi símbolo disso e aproveitou muito as clareadas de Fernandinho para gerar chances, que raramente apareciam.

Na mais perigosa, aos 20 minutos, o meia ex-São Paulo aproveitou bela jogada pela esquerda e fuzilou – na trave. Rebote ficou oferecido para Canobbio dentro da grande área, que bateu de primeira e colocou nas redes, mas Vitor Roque estava impedido na origem da jogada.

A dinâmica da partida se mantinha a mesma do início, agora com um pouco mais de objetividade. A movimentação e a intensidade estavam presentes em ambos os times, mas essa falta de um finalizador pode afetar na conclusão das jogadas.

O Tricolor assustou aos 28 e aos 40 minutos. Na primeira, Marcos Guilherme foi lançado por Galoppo e dividiu com Bento, melhor para o goleiro. Na segunda, Nikão fez bela jogada e deixou Galoppo de frente para o gol – o meia argentino pegou mal na bola.

Para fechar a etapa, o estreante Felipe Alves deu show em grande defesa. Vitor Bueno interceptou passe de Rafinha no meio campo e encontrou Vitor Roque dentro da grande área, que dominou, levantou a cabeça e finalizou forte de perna direita, defesassa do goleiro São Paulino.

Para saber tudo sobre o Campeonato Brasileiro, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

SEGUNDO TEMPO

Para a segunda etapa Rogério Ceni fez três mudanças e coloca Calleri para tentar dar mais objetividade ao ataque. Mas, ao menos no início, a substituição teve efeito ruim no time, que teve menos movimentação no ataque e levou menos perigo ao Athletico, que cresceu no jogo.

A pressão athleticana aumentou e, num lance de saída de bola, Felipe Alves errou e cometeu pênalti em cima de Vitor Roque. Thiago Heleno bateu e o goleiro são paulino salvou o time mais uma vez – bela defesa. No lance seguinte, Marcos Guilherme chutou em cima de Bento em chance cara a cara.

Os pênaltis voltariam a aparecer na partida, quando Moreira derrubou Canobbio dentro da grande área aos 20 minutos. O árbitro Marcelo de Lima Henrique assinalou falta fora da área, e depois voltou atrás na marcação para mais um penal. Vitor Bueno, escolhido por Felipão, bateu forte e cruzado para o fundo do gol – 1 a 0.

Depois do gol a partida ficou aberta e chances apareceram para os dois lados. O Athletico baixou suas linhas de marcação e deu a bola ao São Paulo, que até teve chances, mas não conseguiu ter bom proveito.

A primeira delas veio com Luciano pela esquerda – o atacante cruzou para Calleri, que antecipou o zagueiro mas ganhou apenas um escanteio. Calleri viria a balançar as redes cinco minutos depois, aos 37, mas estava em posição de impedimento.

O Athletico também teve chances e quase aumentou a vantagem. Fernandinho fez bela jogada pelo meio, driblou um marcador e lançou Vitinho livre, de frente para Felipe Alves, que fez mais uma boa defesa.

O final de jogo ainda reservou uma pressão forte são paulina, que teve seu ápice na cabeçada de Galoppo à esquerda do gol. O Furacão, com um a menos depois que Marcelo Cirino teve que deixar a partida com dores no joelho, se segurou e manteve em casa os três pontos.

COMO FICA?

Com a vitória, o Athletico assume quarta a posição na tabela do Campeonato Brasileiro. Os comandados de Felipão voltam a campo na próxima quarta-feira (03), na Arena da Baixada contra o Estudiantes de La Plata pelo jogo de ida das quartas de final da Libertadores.

O São Paulo vai à décima posição e também volta a jogar na próxima quarta-feira, agora contra o Ceará, pela ida das quartas de final da Copa Sulamericana.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo