Z - Agência ENM

Atletas amadores enfrentam desafios do L’Étape Cunha 2024 no domingo (7)

Atletas de Cunha (Foto: Fernando Gennaro)

Mais de 1.000 ciclistas amadores enfrentarão um percurso desafiador

Neste domingo (7), acontecerá a primeira prova do L’Étape Brasil by Tour de France nas estradas de Cunha (SP).

Mais de 1.000 ciclistas amadores enfrentarão um percurso desafiador de 110 quilômetros e 2.870 metros de altimetria acumulada, além de 59 quilômetros com 1.300 metros de altimetria acumulada.

O percurso é reconhecido como um dos mais desafiadores do calendário nacional de estrada, com participantes de diversas idades distribuídos em cinco pelotões.

A prova principal começará às 7h, enquanto o trajeto mais curto terá início às 8h.

O campeão geral masculino dos 110 quilômetros na edição anterior foi Guilherme do Couto, com o tempo de 3h26min39s, enquanto Maíra Catenacci venceu a prova feminina, completando em 4h08min20.

Confirmado em 2024, Guilherme do Couto está motivado para tentar repetir o título do ano passado. ”Estou mais preparado que no ano passado e muito confiante. A dificuldade é o terreno montanhoso, a extensão da prova e o alto nível dos atletas, que são os melhores do Brasil”.

O L’Étape Cunha é conhecido por suas subidas e curvas desafiadoras, além do calor característico da região. Maíra Catenacci, vencedora do ano anterior, brincou sobre a cidade ter um slogan que seria “quem guarda, tem”.

As principais dificuldades em Cunha incluem dosar a força no início da prova e cuidar das descidas, exigindo muita técnica mesmo dos ciclistas mais experientes.

O Desafio Rei e Rainha da Montanha premiará os melhores escaladores em um trecho específico entre os quilômetros 70 e 74. Em 2023, os vencedores foram Bruno Martins Lemes e Juliana Missen Cipriano.

Os participantes desfrutarão de ruas e estradas totalmente fechadas, com vários pontos de hidratação e alimentação ao longo do percurso.

O Village do L’Étape Brasil está aberto desde sexta-feira (5) para retirada de kits e interação com expositores do mundo do ciclismo, continuando as atividades no sábado (6).

Segundo Fernando Cheles, diretor técnico da prova, pedalar em Cunha é uma oportunidade única de se conectar com a bicicleta, trabalhando foco, concentração e técnica.

A partir de 2023, a competição passou a contar com três provas em seu calendário, além de Cunha, em Campos do Jordão no final de setembro e no Rio de Janeiro no último fim de semana de junho.

Cunha (Foto: Fernando Gennaro)
Cunha (Foto: Fernando Gennaro)
Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo