Futebol Internacional

Atlético de Madrid vira sobre o Valladolid e conquista título de La Liga

Atlético de Madrid
Divulgação / La Liga

O Atlético de Madrid conseguiu superar o Valladolid por 2 a 1 de virada para conquistar o título da temporada 2020/21 do Campeonato Espanhol.

A partida começou da forma como era esperado, o Atlético de Madrid trocando passes e tentando furar o sistema defensivo montado pelo Valladolid. Porém, a equipe que tentava se salvar do rebaixamento abriu o placar no contra-ataque com Óscar Plano, contando com assistência do brasileiro.

O nervosismo ficou evidente no Atleti durante o restante do primeiro tempo, pois as finalizações estavam sendo cada vez mais falhas e o Valladolid conseguiu assustar mais em algumas oportunidades. Porém, a situação mudou no segundo tempo a favor dos campeões.

Adotando postura defensiva novamente, o Valladolid chamou o Atlético de Madrid para o campo de ataque, mas a postura foi modificada com jogadas sendo trabalhadas mais pelas beiradas e mais tentativas no jogo aéreo. Porém, o gol saiu em jogada individual com Ángel Corrêa driblando marcadores para bater no canto.

Tudo se encaminhava para momentos ainda mais tensos mesmo com o gol de empate, mas uma falha gravíssima de Sergi Guardiola deixou o artilheiro Luis Suárez sozinho para ficar no duelo individual contra o goleiro Matip e marcar o gol da virada para o Atlético de Madrid.

Com a vitória, o Atlético de Madrid assegurou o título de La Liga independente do resultado no jogo do Estádio Alfredo Dí Stefano, onde o Real Madrid fez o seu papel e venceu o Villareal.

1º TEMPO

Apesar da notável diferença de qualidade técnica e na posição da tabela, a expectativa era de um jogo perigoso para o Atlético de Madrid pois o Valladolid entrou em campo ainda com chances de escapar do rebaixamento, precisando vencer e torcer por derrota do Huesca e por empate do Elche. Para o azar da equipe, os atacantes Kodro e Orellana, peças-chave para os contra-ataques, desfalcaram o time.

Como esperado, o Atlético de Madrid dominou as ações no primeiro tempo com muita posse de bola enfrentando a marcação compacta 4-3-3 (com variações para o 4-4-2) do Valladolid no campo de ataque. O Atleti entrou em campo no 4-3-3, com variações para o 3-5-2 nas ações ofensivas, como também era esperado.

Nos primeiros minutos o sistema defensivo do Valladolid agiu bem e o Atleti encontrou poucas oportunidades reais de gol. A primeira chegada foi aos oitmo minutos na tabelinha entre Suarez e Correa dentro da área, parando apenas no corte de Mesa que por baixo tirou a bola de perigo.

Aos 11 minutos, um susto para Diego Simeone quando Villa conseguiu arrancar sozinho pelo lado esquerdo até carregar pelo centro e arriscar um chute firme com 30m de distância utilizando o pé direito, parando na primeira boa defesa do goleiro Oblak. Mais do que nunca, o Atleti precisaria usar a cabeça para encontrar o caminho do gol.

O susto inicial acabou virando um problema enorme para Simeone aos 18 minutos. No contra-ataque, San Emeterio recuperou a bola e na jogada bem trabalhada encontrou Marcos André no meio-campo, dando um tapa espetacular na bola e deixou Plano à frente dos marcadores. na falha da transição defensiva do Atleti devido à alta concentração de jogadores na região da grande área após cobrança de escanteio.

Coincidentemente, o Real Madrid acabou tomando gol do Villareal praticamente no mesmo momento, evitando assim maiores prejuízos momentâneos. O Real precisava vencer o Villareal em casa e torcer por um empate do Atleti para ser campeão.

Apesar de estar sendo derrotado, o Atleti tomou mais sustos durante o primeiro tempo através de bolas enfiadas pelas linhas, principalmente do brasileiro Marcos André que foi muito participativo na reta inicial do jogo. O Valladolid adiantou suas linhas de marcação e diminuiu o domínio adversário da posse de bola.

Aos 26 minutos, foi a vez do Valladolid tomar um enorme susto. No cruzamento vindo pela esquerda, Mesa apareceu na grande área para testar firme e quase marcar gol contra. No escanteio, El Yami dominou na entrada da área e bater firme, mas o goleiro Masip estava atento e defendeu no centro do gol.

O Atleti voltou a ameaçar com bastante perigo aos 32 minutos. Carrasco fez a jogada no campo de ataque tirando dos marcadores e sofreu falta, mas o árbitro deu vantagem. Saúl aproveitou para levantar a bola achando Luis Suárez com totais condições para finalizar na direita, dominando e batendo firme e bola que passou muito perto da trave direita e quase foi no ângulo.

Depois de muito tempo sem ameaçar o adversário, o Atleti voltou a sofrer com a velocidade do Valladolid. Olaza percorreu o corredor esquerdo e encontrou espaço para cruzar e achar Weissman na grande área entre Felipe e Gimenez para cabecear e ameaçar Oblak. O goleiro do Atlético de Madrid também usou o gesto da cabeça e pediu calma aos jogadores.

O nervosismo era evidente nos jogadores do Atlético através de passes errados, cruzamentos muito fortes, discussões dentro de campo e tomadas de decisão erradas nos momentos chave das conclusões nas ações ofensivas. Este cenário precisava ser modificado urgentemente para o segundo tempo.

2º TEMPO

Precisando vencer o Valladolid e a própria ansiedade, o Atlético de Madrid voltou para o segundo tempo sem alterações. Mas chegou perto do gol logo aos dois minutos com Suarez aproveitando a sobra dentro da área, parando no bloqueio de Janko. Nos primeiros minutos, as jogadas foram construídas mais pelo corredor direito.

O recurso da jogada aérea voltou a ser mais explorado no segundo tempo. Aos 6 minutos, Koke conseguiu vencer a marcação no flanco direito e cruzou para Gimenez, mas a bola acabou saindo para escanteio. Na cobrança, Trippier tentou de cabeça e a bola saiu por cima do gol de Matip.

Poderia ser questão de tempo para o Atlético de Madrid chegar no gol após ter retornado mais organizado, diante de um Valladolid ainda mais defensivo e sem espaço para os contra-ataques. E desta forma aconteceu aos 13 minutos do segundo tempo em jogada individual.

Correa recebeu passe de Cassasco vindo pela esquerda entrada da área pelo centro, driblou o brasileiro Marcos André e fez mágica para encontrar espaço diante de três marcadores para vencer Matip e empatar o jogo, dando maior tranquilidade ao Atlético de Madrid no momento em que o Real Madrid pressionava, mais ainda estava sendo derrotado pelo Villareal.

Logo após empatar, Diego Simeone fez duas alterações com as entradas de Rean Lodi e João Féliz nos lugares de Hermoso e Ñiguez, deixando Llorente atuando no meio-campo ao lado de Koke. No Valladolid, Guardiola, Herrero e Jota entraram nos lugares de Mesa, Villa e Marcos André.

Mesmo tomando gol de empate, o Valladolid não estava morto e quase surpreendeu 61 minutos. Olaza encontrou bastante espaço na esquerda e achou um chute incrível para surpreender Oblak, que espalmou. Na sobra, Gonzalez estava pronto para marcar o gol, mas acabou cabeceando para fora e desperdiçou uma enorme chance.

Contudo, o Valladolid acabou errando fatalmente em saída de bola justamente com Guardiola que entrou a bola de presente no meio-campo para Luis Suárez ficar no 1v1 contra o goleiro Matip, restando apenas correr até a grande área e bater no canto. Aos 22 minutos do segundo tempo, o Atlético de Madrid conseguiu virar o placar, assegurando momentaneamente o título independente do resultado do Real.

Depois de assumir a liderança no placar do jogo, o Atlético de Madrid ficou mais confortável para adotar postura defensiva e ficar dentro do próprio campo esperando o Valladolid para sair no contra-ataque. Na primeira oportunidade, Suárez recebeu pelo lado esquerdo e deu um tapa para e Carrasco bater na inversão, mas a bola saiu por cima.

Aos 43 minutos do segundo tempo, o Real Madrid finalmente havia conseguido marcar gol com Karim Benzema indo às redes contra o Villareal e ainda precisava da virada, mas o Valladolid não conseguia encontrar espaços para levar perigo diante de um Atlético que cadenciava o restante do jogo e esperava surgirem oportunidades para os contra-ataques.

Na marca dos 45 minutos, em jogada do Valladolid construída por dentro, Guardiola recebeu na entrada da área mas acabou batendo sem espaço e a bola saiu por muito. Apesar da situação controlada, Simeone não descansou e seguiu gritando com a equipe, pois o Real Madrid havia conseguido virar o jogo com Luka Modric já nos acréscimos.

Apesar disso, o Valladolid não conseguiu mais ameaçar e o Atlético de Madrid foi campeão com vitória por 2 a 1 fora de casa, para a festa dos milhares de torcedores do Atleti que viajaram 200km para apoiarem a equipe na porta do Estádio José Zorrilla.

CLASSIFICAÇÃO

JVEDSGPTS
1Atlético Madrid382684+4286
2Real Madrid382495+3781
3Barcelona382477+4779
4Sevilla372359+1974
5Real Betis38171011061
6Villarreal3816139+1861
7Real Sociedad38161210+2060
8Celta de Vigo38141113-253
9Athletic Club38111314+446
10Osasuna38111215-1045
11Granada3713618-1845
12Cádiz38111116-2244
13Valencia38101315-343
14Levante3891415-1141
15Deportivo Alavés3791117-2038
16Getafe3791018-1537
17Elche3881218-2136
18Huesca3871318-1934
19Real Valladolid3851617-2331
20Eibar3861220-2330
(1-4: Champions League) (5-6: Europa League) (7: Conference League) (18-20: Rebaixamento)

ESTATÍSTICAS

VLL 1ATM 2
Posse de bola48%52%
Finalizações1014
Chutes no gol43
Escanteios46
Impedimentos14
Faltas1111
Cartões Amarelos (Vermelhos)4 (0)3 (0)
Passes425444
Passes certos77%78%
Cruzamentos2/176/18
Dribles14/2015/22

FICHA TÉCNICA La Liga 2020/21 – 38ª Rodada
Valladolid 1-2 Atlético de Madrid

Data: 22/05/2021, 13:00
Estádio: José Zorrilla
Árbitro: Jose Maria Sanchez Martinez

Gols: 1T 18′ Óscar Plano (Valladolid); 1T 13′ Ángel Correa (Atlético); 2T 22′ Luis Suárez (Atlético)

Substituições – Valladolid: Guardiola (Sousa); Herrero (Mesa); Jota (Toni Villa); Kike Pérez (Diaz); Hervias (Janko)

Substituições – Atleti: Rean Lodi (Hermoso); João Félix (Ñiguez); Kondogbia (Llorente); Herrera (Correa)

Valladolid (4-4-2): Masip; Janko, Kiko Olivas, El Yamiq, Olaza; Óscar Plano, Roque Mesa, San Emeterio, Toni Villa; Weissman, Marcos André. Técnico: Sergio

Atlético de Madrid (4-3-3): Oblak; Kieran Trippier, Felipe, José Giménez, Mario Hermoso; Llorente, Koke, Saúl Ñiguez,; Ángel Correa, Luis Suárez, Carrasco. Técnico: Diego Simeone

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo