Nesta terça-feira, 9, foram anunciados os vencedores do Samba Digital Awards 2020, premiação que reuniu as melhores campanhas digitais da América Latina do último ano. E, entre os vencedores, está o Atlético Mineiro, ganhador na categoria Engajamento. O resultado é fruto da campanha “Manto da Massa”.
Com 110 pontos, o alvinegro superou o América, do México, segundo colocado; o Athletico-PR; o Deportivo Cali, da Colômbia; o NBB (Novo Basquete Brasil), e o Talleres, da Argentina.
De acordo com a assessoria da premiação, mais de 100 inscrições foram realizadas e 18 foram pré-selecionadas para serem levadas à votação. O processo foi dividido em três categorias: Engajamento, Conteúdo Áudio & Visual e Ação Social.
As campanhas finalistas foram avaliadas por um júri técnico composto por 39 integrantes da indústria esportiva (lista completa ao final) e organizadas de ordem decrescente. A melhor campanha recebeu 5 pontos, a segunda, 3 pontos e a terceira melhor recebeu 1 ponto. A votação foi encerrada no dia 31 de janeiro.
Conheça a campanha
Lançada em 2020, a campanha “Manto da Massa” consistiu em uma ação do clube para que os torcedores pudessem desenhar modelos de camisas do time. Segundo o Atlético, mais de 1. 500 modelos foram recebidos e, destes, 13 foram selecionados e abertos para que os torcedores atleticanos pudessem votar. Ainda conforme o clube, mais de 50 mil votos foram realizados e, posteriormente, o modelo com o maior número confeccionado pela Le Coq, fornecedora de material esportivo do clube.
Quando a camisa foi lançada, foram vendidas 100 mil delas em menos de uma semana, como noticiou o Atlético.
Outros vencedores
Na categoria Ação Social, o vencedor foi o Ceará, com o filme “Corrida de Privilégios”. A produção foi desenvolvida em conjunto com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) – 7ª Região. O Ceará concorreu com a AFA, Associação Argentina de Futebol; o Bahia; a Confederação Brasileira de Futebol (CBF); o Chivas, do México; e o Fluminense.
Já na categoria Conteúdo Áudio & Visual, o vencedor foi o Talleres, da Argentina, com o vídeo “La Vida a Tu Lado”. Os concorrentes da equipe Albirrojo foram: América, do México; Boca Juniors, da Argentina; Botafogo; Fred, atacante do Fluminense; e Peñarol, do Uruguai.
Lista de Juízes
- Adam Howe – Everton FC
- Agustin Luchtenberg – MKT Registrado
- Alejandro Varsky – FIFA / FIFPro
- Andrea Guerrero – ESPN
- Andrea Sparisci – SSC Napoli
- Andrew Guest – Liverpool FC
- Andy McKenzie – Live Wire Sports
- Anthony Alyce – Ecofoot.fr
- Anthony Baca – Paris Saint-Germain
- Arthur Ortolao Guisasola – TikTok
- Bruno Maia – Agência 14
- Craig Redhouse – Tottenham Hotspur FC
- Damien Chédeville – AS Monaco
- Danilo Lavieri – UOL
- David Labrune – Ligue 1
- Dee Kundra – FC Bayern de Munique
- Eduardo Esteves – MKT Esportivo
- Erich Beting – Máquina do Esporte
- Fernando Palomo – ESPN
- Franz Tamayo – El Comercio
- Geoff Khromer – Orlando Magic
- Heide Klocker – Dois Dez E Oito
- Holger Boyne – Eintracht Frankfurt
- Jackie Cruz – Eintracht Frankfurt
- Julian Lage – Marca de Gol
- Leonardo Bertozzi – ESPN Brasil
- Luan Knaya – Twitter
- Luca Colombo – AC Milan
- Marcelo Courrege – TV Globo
- Marcelo Gantman – La Nacional e Big Data Sports
- Mark Cocker – THE FA
- Maxime Horbez – Oh MY Goal
- Maxime Seville – Olympique Lyon
- Neil Horowitz
- Patrick Yandjou – Blinkfire
- Quentin Paquelier – Facebook
- Renata Heilborn – SporTV
- Saint Clair Milesi – Share4Sport
- Victor Canedo – Globo Esporte
Confira o vídeo da campanha “Manto da Massa” enviado para a disputa do prêmio
Para saber mais sobre o futebol mineiro, siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter e Facebook.