Tênis

ATP Finals: Nadal salva quatro match-points, mas não evita derrota contra Dominic Thiem

Reprodução/ATP Tour @atptour

Nesta terça (17), o austríaco Dominic Thiem fez um jogo quase impecável para bater Rafael Nadal no duelo de segunda rodada válido pelo grupo London 2020, do ATP Finals. Atual número 3 do mundo, Thiem aplicou 2 sets a zero (7/6 e 7/6) em 2 horas e 25 minutos, isolando-se na liderança do grupo. Nadal, por outro lado, amargou a sexta derrota em 2020, e a terceira pós-parada pela pandemia. O espanhol também foi superado por Diego Schwartzman, em Roma, e Alexander Zverev, no Masters de Paris.

O jogo

Ambos os tenistas foram agressivos para confirmar seus respectivos serviços, tendo Thiem disparado 21 winners e Nadal vencido 14 pontos em 20 subidas à rede. Com o primeiro set no tie-break, o espanhol abriu 5/2 e ficou em posição confortável para fechar a parcial. Todavia, Thiem não perdeu o foco, salvou 2 set-points e saiu à frente no placar com um fantástico winner cruzado de forehand.

Nadal continuou confirmando seus serviços com relativa facilidade durante o início do segundo set. O número 2 da ATP embolsou a primeira quebra da partida no sétimo game, mas deixou a vantagem escapar logo no game seguinte, quando Thiem finalizou um rally espetacular com um winner junto à rede. No 5/4, o austríaco teve três match-points, os quais foram negados por Nadal, que protagonizou outro incrível rally, com direito a lobby tomado e gran willy, para empatar o set. Posteriormente, em outro tie-break, Thiem venceu três pontos seguidos à partir do 3/3, obtendo novos três match-points. Nadal ainda salvou mais um match-point, o quarto, mas um erro não-forçado de backhand encerrou a questão na 02 Arena.

Ao todo, Dominic Thiem somou 37 winners, 22 erros não-forçados e venceu 76% dos pontos no primeiro-saque. Apesar de sair derrotado, Nadal também assegurou bons números, tendo disparado 25 winners, cometido 16 erros não-forçados e e vencido 69% dos pontos no primeiro-serviço.

Pós-jogo

Impulsionado pela vitória, Thiem aguarda o vencedor entre Stefanos Tsitsipas e Andrey Rublev, podendo tornar-se o primeiro classificado às semifinais do ATP Finals caso Tsitsipas supere Rublev. Se o resultado se confirmar, será o segundo ano consecutivo que Dominic Thiem estará entre os quatro melhores do ATP Finals. Já Nadal, buscando o título inédito em Londres, encontrará Tsitsipas pela última rodada do grupo London 2020.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo