Campeonato Gaúcho

Audiência pública debaterá venda de bebidas alcoólicas nos estádios gaúchos

Ricardo Duarte/Internacional

O retorno das bebidas alcoólicas aos estádios do Rio Grande do Sul voltará a ser debatida pela Assembleia Legislativa do estado. Na próxima segunda-feira (21), às 10h, no Plenarinho ocorrerá uma audiência pública para tratar da PL 66/2021, que faz referência a reautorização da comercialização de bebidas alcoólicas nos eventos esportivos futebolísticos.

A proposta do projeto de lei é conjunta dos deputados Giuseppe Riesgo (NOVO), Fábio Ostermann (NOVO), Gaúcho da Geral (PSD), Marcus Vinícius de Almeida (Progressistas) e Sérgio Turra (Progressistas). Através deles se organizou a audiência, que contará, também, com representantes dos clubes gaúchos e autoridades da área de segurança.

Para saber tudo sobre o Futebol Gaúcho, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook. E se inscreva no nosso YouTube!

A proposta prevê a venda em pontos específicos dos estádios de futebol, sendo que o teor alcoólico não poderá ultrapassar 14%. Terão ainda avisos gráficos e sonoros alertando para os malefícios do consumo excessivo, visando uma liberdade com responsabilidade por parte dos torcedores. Isso tudo será levado para debate na audiência.

Para o deputado Marcus Vinícius (Progressistas), um dos idealizadores da proposta que entrará em audiência, a liberação da comercialização de bebidas alcoólicas não será um subsídio para proliferação da violência nos estádios. A defesa do político, sobre isso, é a própria falta de dados estatísticos que comprovem a diminuição de casos assim após a proibição da comercialização.

– Não há qualquer estatística que mostre redução da violência desde que a proibição passou a vigorar. Por outro lado, a liberdade econômica foi esmagada. Queremos dar a oportunidade dos clubes de futebol, sobretudo os do interior, de provarem isso a sociedade – disse o deputado Marcus Vinícius, que levará isso para debate na audiência pública.

Atualmente, 13 estados do Brasil contam com autorização de bebidas alcoólicas dentro dos estádios. Em 2018, chegou a ser aprovado na Assembleia Legislativa a volta de comercialização no Rio Grande do Sul, mas foi vetado pelo governador Eduardo Leite, após apelo da Brigada Militar, que também estará presente na audiência.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo