Esportes olímpicos

Austrália confirma o favoritismo, conquista a medalha de ouro e quebra o recorde mundial no revezamento 4x100m livre feminino

Foto: FINA / Twitter

A Austrália chegou para o revezamento como favorita à conquista da medalha de ouro. A equipe não perde essa prova desde os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, quando ficou com a medalha de bronze, atrás da Holanda (ouro) e dos Estados Unidos (prata). Além de confirmar a expectativa, as australianas estabeleceram, pela terceira edição seguida de Jogos Olímpicos, um novo recorde mundial na prova.

Siga Ao Vivo os JOGOS OLÍMPICOS no Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook

A PROVA

As primeiras atletas a caírem na água imprimiram um ritmo forte nos primeiros 100 metros. A alternância das equipes que lideravam a prova evidenciava o equilíbrio da disputa. Nos primeiros 50 metros a Grã-Bretanha bateu na frente, enquanto que no retorno da piscina, a Suécia – com o pior tempo das eliminatórias – assumiu o primeiro lugar.

O time sueco continuou surpreendendo e se manteve à frente até a parcial dos 200m. A Austrália largou mal na prova, mas contou com o ritmo forte das duas primeiras atletas para assumir a ponta na metade da prova e, assim, continuarem até o final.

+ Agenda Olímpica: Dias e Horários das competições nos Jogos Olímpicos de Tóquio

+ Surpreendente! Ahmed Hafnaoui conquista ouro para a Tunísia nos 400 metros livres na natação

Na segunda metade do revezamento, a Suécia perde o fôlego e vê as nadadoras canadenses e as norte-americanas se recuperarem e assumirem o segundo e o terceiro lugares, respectivamente. Nesse momento, as australianas começaram a abrir mais de um corpo de diferença para as demais nadadoras e estabelecerem o tempo de 3:29.69, novo recorde mundial do revezamento 4x100m livre feminino.

A emoção final ficou por conta de Simone Manuel (Estados Unidos) e Rebecca Smith (Canadá). Elas brigaram nos últimos metros pela medalha de prata no revezamento. No final, melhor para o time canadense que conquistou a segunda colocação, somente 3 centésimos mais rápido que a equipe americana.

PRÓXIMAS PROVAS

O programa da natação será retomado às 7h – horário de Brasília – com as classificatórias das provas rápidas e do revezamento 4x100m livre masculino, com presença da equipe brasileira em busca de uma vaga na final. À noite serão disputadas algumas finais como os 100 metros borboleta feminino e a prova de 100 metros peito masculino.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo