Futebol Internacional

Austrália vence Peru nos pênaltis e garante vaga na Copa do Mundo

Foto: Divulgação / Seleção Australiana

Valendo vaga direta para a Copa do Mundo do Catar, Austrália e Peru se enfrentaram, nesta segunda-feira (13), no Al Rayyan Stadium, um das sedes do próximo Mundial. A partida valia pela repescagem colocando a Austrália, vencedora da repescagem da Ásia, diante do Peru, que terminou na quinta colocação das Eliminatórias da América do Sul. Depois de um jogo muito ruim e o empate sem gols no tempo normal e na prorrogação, a Austrália se garantiu na Copa após a disputa por pênaltis.

No começo do jogo, as equipes começaram se estudando bastante e sem criar muitas chances de gol. Antes mesmo dos 20 minutos, a Austrália se mostrava um pouco mais organizada em campo e ameaçando mais na parte ofensiva. Aos 19, Boyle fez boa jogada pela ponta, passou pela marcação e cruzou, mas ninguém apareceu para concluir.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Aos poucos a seleção peruana conseguiu equilibrar as ações, mas ainda não conseguia levar perigo ao goleiro australiano. Apesar disso, o Peru seguia sofrendo com os ataques da Austrália, que teve boa chance aos 39, quando Irvine cabeceou, mas mandou pra fora. Sem mais grandes chances, o jogo foi para o intervalo com o placar em 0 a 0.

Na volta para o segundo tempo, as equipes voltaram sem alterações e o jogo também se manteve com poucas chances criadas. A primeira finalização da segunda etapa veio apenas aos sete minutos, quando Mooy arriscou de fora da área, mas mandou pela linha de fundo. A seleção peruana tentou responder aos 13, quando Carillo fez boa jogada pela direita e cruzou, mas o goleiro Ryan deu um tapa e aliviou o perigo.

Logo depois, o técnico Ricardo Gareca resolveu mexer na equipe e mandou a campo Flores, que substituiu Carillo. Aos 23, Cueva fez jogada individual e bateu, mas mandou na rede pelo lado de fora. Aos 35, em cobrança de falta, Leckie arriscou, mas o goleiro Gallese defendeu para salvar a seleção peruana. Aos 39, a Austrália quase abriu o placar com Behich, que avançou, passou pela marcação e finalizou no canto, mas mandou pra fora.

Com 42 minutos, Mabil foi ao fundo pelo setor esquerdo e cruzou para trás, Hrustic chegou batendo de primeira, mas Gallese fez grande defesa e salvou o que seria o primeiro da Austrália. Sem mais chances, o jogo foi para a prorrogação.

Nada muda na prorrogação e Austrália se garante nos pênaltis

Na prorrogação, as seleções seguiram encontrando dificuldades para chegar ao gol adversário, sendo que a principal chance do primeiro tempo foi da seleção peruana. Aos oito, Edison Flores recebeu na intermediária e arriscou o chute, mas o goleiro Ryan defendeu com segurança no meio do gol. O placar de 0 a 0 foi mantido para a segunda etapa da prorrogação.

Na segunda etapa, com menos de um minuto, Flores recebeu pela esquerda e tocou para Cueva, que chegou chutando por cima. Pouco depois, após cruzamento pela esquerda, Flores apareceu cabeceando no canto e carimbou a trave. No rebote, a defesa australiana afastou. Ainda antes dos cinco minutos, Advíncula arriscou de fora da área, mas mandou por cima do gol. A seleção peruana ainda perdeu Cueva, machucado, para a entrada de Valera. Já ao final da prorrogação, a Austrália mudou o goleiro com a saída de Ryan e a entrada de Redmayne.

A aposta do treinador australiano se mostrou acertada para a disputa de pênaltis. Redmayne pegou a cobrança de Valera, já na sexta cobrança dos peruanos. Anteriormente, Advíncula já havia carimbado a trave. Pelo lado australiano, apenas Boyle desperdiçou. A Austrália vai agora disputar a Copa do Mundo pela sexta vez em sua história.

Como fica?

Com a classificação garantida para a Copa do Mundo do Catar, a seleção australiana aumenta o número de representantes da AFC, federação asiática, no Mundial. O Catar país-sede, já estava classificado por ser o anfitrião. Irã, Coreia do Sul, Arábia Saudita e Japão já haviam se garantido de maneira direta após a disputa das Eliminatórias da Ásia. A Austrália estará no grupo D, que ainda tem a atual campeã França, além de Dinamarca e Tunísia.

A estreia dos australianos no Mundial do Catar está prevista para o dia 22 de novembro, justamente contra a França. No dia 26 o confronto será diante da Tunísia e o fim da participação na fase de grupos será no dia 30 de novembro, contra a Dinamarca.

A seleção australiana é a 31ª de 32 seleções a garantir classificação à Copa do Mundo do Catar. A última vaga será decidida nesta terça-feira (14), quando Costa Rica e Nova Zelândia vão se enfrentar a partir das 15hs (de Brasília). Quem vencer vai se garantir no grupo E da Copa do Mundo, ao lado de Espanha, Alemanha e Japão.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo