Denis Kudla passou por uma situação incomum e gerou polêmica nesta segunda-feira. O americano disputava o qualifying do Australian Open, em Dubai, nos Emirados Arábes, diante do marroquino Elliot Benchetrit, ele vencia por 6/4 e 5/3, ou seja, a um game da vitória. O tenista recebeu a informação, jogou a última parcial, derrotou o oponente e avançou de fase, mas foi eliminado por W.O.
De acordo com as regras definidas pela ITF, em situações fora da normalidade, como um teste positivo do Coronavírus, o jogador pode terminar a parcial, se fosse um game qualquer, Kudla termina o game e é eliminado por W.O., e quem passaria de fase seria seu oponente. Mas, nesta partida especifica, o game que Denis disputou poderia dar a vitória ao norte-americano (5-3) e foi exatamente isso que aconteceu. No entanto, segundo o regulamento, em situações como essa, o tenista avança de fase, mas está eliminado por W.O, por questões de segurança sanitária.
Quem acabou avançando para a fase seguinte? Kudla ganhou e avançou para a próxima etapa. Consequentemente pegaria o tenista australiano Dane Sweeny. Só que ele tomou W.O, por ter testado positivo para a Covid-19. Assim, Sweeny segue automaticamente para a terceira rodada do qualifying no Australian Open.
Caso o americano não vencesse o game polêmico, o marroquino Elliot Benchetrit prosseguiria no torneio. Kudla não teria terminado a disputa e seria eliminado naquele momento. Neste caso hipotético, a peleja ficaria 5/4 para Denis e seu rival avançaria mesmo perdendo o confronto.
A chave principal do Australian Open acontece do dia oito até o dia 21 de fevereiro. Fique ligado na cobertura do Esporte News Mundo para o primeiro Grand Slam de 2021!
LEIA MAIS
WTA de Abu Dhabi: Kudermetova surpreende e elimina Svitolina; Kenin também dá adeus à competição