Avaí

Avaí comemora 97 anos e faz programação especial de aniversário

Foto: Leandro Boeira/Avaí FC

Há 97 anos, o Avaí era criado em uma reunião na casa do comerciante Amadeu Horn, em Florianópolis. Ele, junto com um grupo de garotos que jogava futebol em um bairro da cidade, inicialmente chamariam o novo clube de Independência. Mas Arnaldo Pinto de Oliveira, que chegou atrasado à reunião, sugeriu novas ideias e propôs o nome Avahy, em referência à Batalha do Avahy (1868). Todos apoiaram.

Assim foi fundado o Avahy Foot-ball Club, em 1 de setembro de 1923.

Daí em diante, o clube viveu vários momentos de glória. O Avaí foi o primeiro clube a vencer o Campeonato Catarinense, em 1924. O clube atualmente tem 17 títulos do estadual, sendo 2019 o mais recente.

Avaí, o primeiro campeão catarinense. Foto: Reprodução/Almanaque do Futebol Catarinense

Além disso, o Leão foi campeão do Campeonato Brasileiro Série C, em 1998, e teve a melhor campanha dos clubes de Santa Catarina na Série A, em 2009, quando ficou em 6º lugar. Nesse ano de 2020, o Avaí busca seu quarto acesso consecutivo à elite do futebol brasileiro.

Nomes como Adolfinho, Balduíno, Zenon, Adilson Heleno, Marquinhos, Décio Antônio, Evando e Saul Oliveira ajudaram a construir a história do clube quase centenário. E falando no ano mais marcante, o Avaí já está preparando um livro sobre o centenário. Os historiadores Adalberto Jorge Kluser, Felipe Matos e Spyros Apóstolo Diamantaras vão detalhar tudo que aconteceu nestes 100 anos.

Avaí campeão da Série C em 1998. Foto: Reinaldo Marques/Placar

Em uma live do clube no começo do ano, Spyros Diamantaras – que é também presidente do Conselho Deliberativo do clube – falou um pouco do projeto.

– Vamos resgatar tudo isso que foi construído, fruto do sangue e do suor derramados por muitos avaianos. […] Temos quase todas as informações, material visual resgatado. E ainda mais três anos para completar este relato. O clube dá uma largada importante para o projeto. Será um sonho realizado.

Comemorações

A programação para o aniversário de 97 anos com certeza envolveria a sinergia entre o Avaí e a torcida. Porém, com a pandemia de Covid-19, o clube teve que achar outras alternativas para comemorar a data especial.

Com isso, o Leão preparou uma ação para os torcedores mostrarem o amor pelo clube. Veja no tweet abaixo:

PARA SABER TUDO SOBRE OS TIMES DE SANTA CATARINA, SIGA O ESPORTE NEWS MUNDO NO TWITTERINSTAGRAM FACEBOOK.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo