Neste domingo (05) a Arena Fonte Nova será novamente o palco do Ba-Vi, o maior clássico da Bahia. No primeiro jogo deu Tricolor: 1 a 0, com um lindo lançamento de Acevedo para Kayky marcar o único gol da partida. Desta vez a competição será outra, a Copa do Nordeste, onde Bahia e Vitória não podem se dar ao luxo de desperdiçar pontos.
A situação dos rivais não está nada boa na competição regional. O Leão ainda não venceu no Nordestão e está na vice-lanterna do Grupo A, com 2 pontos, superando o Fluminense do Piauí apenas no saldo de gols (-4 contra -6). Já o Esquadrão amarga a lanterna do Grupo B, com 4 pontos empatado com o Campinense, mas ao contrário do Vitória, o Tricolor perde para a Raposa no saldo de gols (-9 contra -4 ).
Campanhas de Bahia e Vitória
Mesmo com o alto investimento realizado pelo Grupo City na montagem do elenco para a temporada, o Bahia não vem conseguindo conquistar bons resultados na Copa do Nordeste. Até aqui foram 5 jogos, com 3 derrotas, 1 empate e apenas 1 triunfo, contra o também baiano Atlético de Alagoinhas.
Já o Rubro-Negro, mesmo não sendo o lanterna de seu grupo, consegue fazer uma campanha pior que seu rival. São 2 empates e 3 derrotas pelo Nordestão. Para piorar a situação, a equipe não conseguiu a classificação às semifinais do Campeonato Baiano e também foi eliminada na 1ª fase da Copa do Brasil após derrota por 2 a 0 para o Nova Iguaçu.
Retrospecto
Rivais históricos, Bahia e Vitória já se enfrentaram em 388 oportunidades. Segundo os dados disponibilizados pelo site do Bahia, no geral, a vantagem é do Esquadrão: são 160 triunfos do Tricolor, 116 empates e 112 vitórias do Rubro-Negro.
Em compensação, pela Copa do Nordeste, competição onde ambos são os maiores campeões com 4 títulos cada, a igualdade nos confrontos prevalece: são 5 jogos: 2 vitórias para cada lado e 1 empate. A partida deste domingo dará não só a vantagem no histórico pela competição, mas também acenderá ou selará as esperanças de classificação para um deles.
Prováveis escalações
Vindo de uma boa atuação pela Copa do Brasil, o Bahia chega com o moral elevado para o Ba-Vi. Porém, o técnico Renato Paiva não poderá contar com três jogadores: o lateral-esquerdo Ryan, o zagueiro Raul Gustavo e o volante Acevedo, baixas adquiridas após a goleada para o Sport. Ryan foi expulso, enquanto Raul Gustavo e Acevedo receberam o terceiro amarelo e cumprirão suspensão automática. No caso de Raul, o problema é maior, pois o zagueiro sofreu uma lesão de joelho durante um treino e deve desfalcar o time por mais tempo.
Já o Vitória terá que contornar a crise e buscar uma reabilitação em cima do rival, mas a tarefa não será nada fácil. Mesmo sem desfalques, o técnico Léo Condé terá a missão de manter a equipe viva na única competição que lhe resta neste primeiro semestre. A única dúvida fica no gol do Leão. Recém-contratado, o goleiro Thiago Rodrigues, ex-Vasco e CSA, já foi regularizado e pode estrear no clássico.
Provável Bahia:
Marcos Felipe; Cicinho, Gabriel Xavier, Marcos Victor e Matheus Bahia; Rezende, Yago Felipe e Cauly; Biel, Kayky (Jacaré) e Ricardo Goulart. Técnico: Renato Paiva.
Provável Vitória
Lucas Arcanjo (Thiago Rodrigues); Zeca, Dankler, Camutanga, Lazaroni; Léo Gomes, Eduardo e Gegê; Thiago Lopes, Rafinha e Léo Gamalho.
Arbitragem de Bahia e Vitória
O experiente árbitro Marcelo de Lima Henrique irá comandar o segundo Ba-Vi do ano. Ele é carioca, mas atua pela Federação Cearense de Futebol. Marcelo será auxiliado por Nailton Junior de Sousa Oliveira e Wesley Rodrigues Miguel, todos da Federação Cearense.
Onde assistir
Os torcedores terão três opções para acompanhar o Ba-Vi, visto que SBT, ESPN e Nosso Futebol são detentores dos direitos de transmissão da Copa do Nordeste.