Vasco

Barbieri pede paciência para evolução do Vasco: ‘Entender nossas limitações é sinal de sabedoria’

Foto: Daniel Ramalho/Vasco

O técnico Maurício Barbieri, do Vasco, concedeu entrevista coletiva nesta terça-feira, no CT Moacyr Barbosa. O treinador comentou sobre o empate com o Fluminense ainda pelo sábado passado e também da postura do time. Ele defendeu a estratégia adotada diante do Tricolor e ressaltou que os torcedores precisam ter calmo com a equipe. Na partida, a equipe comandada por Fernando Diniz teve 80% de posse de bola, o que gerou irritação aos vascaínos.

– Entramos em campo para competir. Gostaríamos de ter tido mais a posse? Com certeza. Mas o Vasco não joga sozinho. Temos encontrado estratégias para disputar pontos com todos os adversários. Tivemos um início de campeonato dos mais difíceis. Existia uma expectativa criada mais por parte da imprensa. Todos davam que o Atlético-MG ganharia o jogo. Depois todos apostavam na vitória do Palmeiras. Criamos uma expectativa e essa expectativa está jogando agora contra nós. Não entendemos. Estamos lutando para competir e vamos melhorar. Mas nesse momento entender nossas limitações é sinal de sabedoria. São as armas que nos possibilitam em dado momento disputar os pontos. Volto a dizer, em função do momento que o Vasco se encontra. Isso não é desrespeito nenhum à grandeza e à história do clube. O Vasco vai voltar a enfrentar qualquer adversário de igual para igual, mas precisamos de tempo, paciência e muito trabalho – analisou o treinador do Vasco.

– Em relação ao primeiro ponto do Fluminense, claro que a gente queria ter tido a capacidade de ter ficado mais com a bola e ter ligado mais os contra-ataques. Agora, a gente jogou contra uma equipe que fez um ataca-marcando que encaixou a marcação para que a gente não conseguisse sair nos contra-ataques bem. Fez até com menos eficiência do que no primeiro tempo, porque esse é um ponto importante de se falar: no segundo tempo, o Vasco teve mais oportunidades de contra-ataque do que no primeiro – complementou.

+ Vasco adia apresentação de Andrey Santos à seleção sub-20 após imbróglio com a CBF

Barbieri também projetou o duelo contra o Vasco que acontece na próxima quinta-feira, às 19h, no Couto Pereira. Ele entende que será uma partida complicada mesmo com a equipe adversária não vivendo um bom momento no Campeonato Brasileiro.

– Acho que é um jogo difícil, como são todos no Brasileiro. O campeonato, até pela classificação de momento, a gente tem visto muitas surpresas. É um campeonato equilibrado. Apesar de o Coritiba não vir em um bom momento em termos de pontuação, é uma equipe que se fecha bastante, com três zagueiros. Tem um jogador como Alef Manga, muito forte, que puxa os contra-ataques. É um desafio, um jogo fora de casa, contra a torcida. O Vasco tem que procurar se impor nesse sentido – destacou.

O treinador também foi questionado sobre a contratação de reforços. O comandante frisou que está mapeando o mercado, mas não divulgou os nomes. Enquanto isso, trabalha com os atletas disponíveis no elenco.

– O clube está se mexendo. Temos um departamento de mercado, scout que está fazendo esse trabalho. E, quando isso acontecer, a ideia é que consiga elevar o nosso nível, vamos caminhar nessa direção. Enquanto não abre a janela, estou trabalhando com o elenco que tenho e procurando alternativas, variações. É ajudando-os a se desenvolverem individualmente, porque agrega valor na equipe e ao clube. Eu não vou te falar quais são as posições nem eventuais nomes. Tem situações que estamos mapeando. Tem nomes que talvez já tenha discutido, mas não vou abrir eles aqui (risada)

O Vasco está na 11ª posição, com cinco pontos somados. O clube tem uma vitória e empate, e duas derrotas em quatro partidas até o momento.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo