Futebol Internacional

Barcelona vai disputar tradicional torneio de pré-temporada antes da estreia na LaLiga

FOTO: DIVULGAÇÃO / BARCELONA

O Barcelona só vai estrar na LaLiga — primeira divisão do Campeonato Espanhol — no próximo dia 27 de setembro, quando encara o Villarreal, no Camp Nou. O motivo foi o atraso para o término do calendário europeu na última temporada devido à pandemia do novo Coronavírus. Desta forma, o clube catalão tem realizado algumas partidas em sua pré-temporada e terá pela frente o tradicional troféu Joan Gamper.

Enquanto isso, Ronaldo Koeman, novo treinador do Barcelona, tem observado os jogadores para definir qual equipe mandará a campo no primeiro jogo oficial da temporada. Até aqui o clube catalão realizou dois amistosos e venceu ambos por 3 a 1, contra Gimnàstic de Tarragona e Girona.

Já no próximo sábado (19), a equipe entra em campo para disputar o troféu Joan Gamper, torneio tradicional para o Barcelona e que significa a abertura da temporada para o clube. Normalmente o jogo é realizado em agosto, mas desta vez precisou ser adiado para meados de setembro.

A competição foi inaugurada em 1966 e é uma grande homenagem a Joan Gamper, membro fundador, jogador e posteriormente presidente do Barcelona. Desta vez o adversário será o Elche, equipe que disputa a elite do futebol na Espanha.A última vez que uma equipe espanhola foi convidada para disputar o troféu foi em 1994. Na ocasião o Valencia venceu por 4 a 1

Brasileiros já foram convidados e Internacional levou a taça

Desde então, dois clubes brasileiros tiveram a honra de ser convidados: Santos (duas vezes) e Chapecoense. Em todas essas oportunidades o Barcelona ficou com o título, tendo superado o Santos nos pênaltis, em 1998 e depois aplicando duas goleadas: 8 a 0 sobre o Santos (2013) e 5 a 0 sobre a Chape (2017).

Além dos dois clubes brasileiro já citados, Internacional (que já conquistou o torneio), Botafogo, Flamengo e Vasco já participaram do Joan Gamper. A última equipe que conseguiu superar o Barcelona na competição foi a Sampdoria, da Itália, que venceu por 1 a 0 em 2012.

Siga o perfil do Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo