Palmeiras

Base do Palmeiras tem maior número de estreantes em um início de temporada desde retorno à Série A

Gabriel Menino e Patrick de Paula (D) durante treinamento, no Allianz Parque (Foto: César Grecco/Palmeiras)

Há muito tempo a torcida palmeirense vinha pedindo a utilização mais frequente de jogadores vindos da base do clube na equipe principal. A chegada de Vanderlei Luxemburgo, embora cercada de desconfiança por parte da torcida, atendeu a essa importante demanda dos palestrinos.

No período de doze jogos oficiais que teve antes da parada forçada pela pandemia do covid-19, o Palmeiras promoveu a estreia de três jogadores advindos da base: o volante Patrick de Paula, o atacante Wesley e o polivalente Gabriel Menino. Esse é o maior número de estreantes da base desde o retorno do verdão à elite do futebol brasileiro, em 2014.

Gabriel Menino foi titular contra o Red Bull Bragantino, na 4ª rodada do Paulistão
(Foto: César Grecco/Palmeiras)

Quando estendemos a análise ao quesito de minutos em campo que cada estreante teve neste recorte, a safra de 2020 se mostra ainda mais promissora. Juntos, o trio soma 906 minutos em campo, enquanto se adicionarmos todos os estreantes desde 2014, o número chega apenas a em 111 minutos.

3 garotos vindos da base estrearam em 2020, recorde desde o retorno a Série A

Patrick de Paula, que tem chamado atenção pela maturidade no controle do meio-campo mesmo com pouca idade, já soma 298 minutos. Wesley é quem tem menos tempo de jogo entre os três, com 79 minutos em 2 jogos. Já o polivalente Gabriel Menino tem 529 minutos, atuados como meio-campista e lateral direito, mostrando um bom serviço nas duas posições.

Em live da TV Palmeiras na última quinta (28), Menino revelou qual posição lhe agrada mais.

 “Prefiro jogar na minha posição mesmo, que é volante, mas tendo oportunidade em qualquer posição, estou à disposição. Eu quero é jogar”, brincou o atleta de 20 anos.

G. Menino, Patrick e Wesley somam 906 minutos, 8 vezes mais que o total de 2014 a 2019

Vale lembrar que o elenco alviverde para 2020 ainda conta com outras cinco pratas da casa. O já veterano lateral esquerdo Victor Luís, o goleiro reserva Vinícius Silvestre e o atacante Gabriel Veron, já jogaram pelo clube antes da atual temporada e, por isso, não entraram na conta. Já o lateral esquerdo Lucas Esteves ainda não atuou em 2020, mas já estreou pelo profissional do Palmeiras em 2019. Quem ainda aguarda a tão esperada estreia é o meia Alan, de 20 anos.

Wesley em ação contra o Red Bull Bragantino, durante partida válida pela 4ª rodada do Paulistão (Foto: César Grecco/Palmeiras)

No ano passado, nenhum jogador teve seus primeiros minutos como profissional logo nas 12 primeiras partidas da temporada. O mesmo se repetiu em 2016 e 2014. Em 2018, o atacante Papagaio, hoje no Goiás, debutou pelo Palmeiras na décima primeira partida: entrou no segundo tempo e jogou 16 minutos na derrota por 1 a 0 contra o São Caetano pelo Paulistão. Um ano antes o meia Vitinho, atualmente no Red Bull Bragantino, também teve 16 minutos, mas em apenas 2 jogos.

E foi justamente contra o Bragantino que Gabriel Jesus estreou profissionalmente, em sete de março de 2015, na oitava rodada do Paulistão. Dentro do período dos 12 primeiros jogos de 2015, o menino Jesus somou 79 minutos em campo ao longo de 4 partidas, sempre entrando no segundo tempo.

ENTRE OS ONZE INICIAIS

Esse é mais um ponto a favor dos garotos vindos da base em 2020. Prestigiados pela torcida e com a confiança de Vanderlei Luxemburgo, cada um dos integrantes do trio de estreantes deste ano fez pelo menos um jogo começando como titular enquanto desde 2014, nenhum jogador que debutou no período deste levantamento teve a chance de começar uma partida:

De 2014 a 2019: nenhum jogo como titular para estreantes nas 12 partidas iniciais

Subir com outros garotos foi um fator importante para dar uma certa tranquilidade segundo Gabriel Menino. “Ajuda, porque a gente está há muito tempo junto e conhece um ao outro. Então temos uma liberdade a mais, resenha e confiança em nós”, contou o garoto à TV Palmeiras.

2 Comments

2 Comments

  1. Pingback: Arthur Cabral não lamenta passagem pelo Palmeiras e afirma: 'Prefiro culpar a mim mesmo' - Esporte News Mundo

  2. Pingback: Roger Federer é o atleta mais bem pago, segundo a Forbes

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo