Futebol Internacional

Bélgica supera a Finlândia, mantém 100% e fecha Grupo B em primeiro lugar

FOTO: Emmi Korhonen via Imago Images

Com dois jogos e duas vitórias, a Bélgica entrou em campo nesta segunda-feira (21), para finalizar sua participação no grupo B da Eurocopa. Com a classificação à próxima fase já garantida, os belgas foram pra cima da Finlândia para confirmar o favoritismo e avançar na primeira colocação do grupo. Para isso, a equipe do técnico Roberto Martínez precisava pelo menos de um empate. Enquanto isso, a Finlândia precisava pelo menos de um empate para se garantir, desde que a Dinamarca conseguisse vencer a Rússia no outro jogo do grupo. No entanto, pressionada durante praticamente todos os 90 minutos, a Finlândia não resistiu e perdeu por 2 a 0, com gols de Lukaku e o outro contra de Hradecky.

                 

Apesar da vaga já confirmada, a Bélgica foi a campo tendo as referências De Bruyne, Hazard e Lukaku como titulares. No sistema defensivo, algumas alterações, incluindo a entrada do zagueiro Vermaelen. A Finlândia, que entrou em campo com 3 pontos e poderia alcançar a vaga com um empate, manteve a força máxima.

Como esperado, a seleção da Bélgica tinha o maior tempo da posse de bola no começo da partida e tentava, de alguma maneira, furar o bloqueio defensivo da Finlândia. A primeira chance, no entanto, veio apenas aos 13 minutos, quando De Bruyne desceu pela ponta e cruzou buscando Lukaku, mas o goleiro Hradecky fez a defesa. Quando Lukaku finalmente teve espaço, aos 15, a finalização saiu torta e o impedimento do atacante já havia sido marcado.

Aos 22 minutos, em mais uma jogada de velocidade da Bélgica, De Bruyne entrou na área e cruzou rasteiro para o meio, Arajuuri tentou afastar e acabou mandando contra a própria meta, mas Raitala evitou o primeiro da Bélgica. Sem conseguir furar o forte bloqueio armado pela Finlândia, Witzel arriscou um chute forte de fora da área, mas Hradecky segurou firme. O volante belga apareceu novamente aos 31, em mais um chute de fora da área, mas desta vez mandou por cima do gol.

A pressão belga seguiu com a aproximação do intervalo e aos 33 quem teve a chance foi Trossard, que bateu de perna esquerda, mas Hradecky defendeu. Aos 36 o goleiro finlandês apareceu novamente quando De Bruyne cruzou na cabeça de Lukaku, que mandou pro gol e parou em mais uma boa defesa. A última boa chance foi aos 41, quando Doku recebeu livre pela esquerda e bateu firme, mas Hradecky defendeu de novo.

Bélgica segue a pressão e consegue confirmar a vitória

FOTO: Maksim Konstantinov via Imago Images

Na volta para a segunda etapa, as equipes voltaram sem alterações, mas a Finlândia tentou um ataque, algo que foi raro durante o primeiro tempo. Logo com um minuto, Pukki foi lançado e tentou um chute forte, mas foi travado pela zaga belga. A resposta da Bélgica veio em mais uma tentativa de chute de fora da área, quando o zagueiro Denayer se aventurou na frente, mas concluiu por cima do gol.

A Bélgica ainda teve outras três chances em sequência, uma com De Bruyne, outra com Chadli e a última com Denayer, mas nenhum deles conseguiu finalmente abrir o placar em São Petersburgo. Aos sete minutos, Hazard tentou jogada invadiu, trouxe para a perna esquerda e bateu, mas parou em Hradecky. Aos dez minutos, Chadli tentou chute pela esquerda, mas pegou muito fraco na bola e facilitou a defesa do goleiro da Finlândia.

Aos 12 minutos, após boa jogada ensaiada, Hazard apareceu em condições de chute, mas novamente parou em Hradecky. Aos 16, o goleiro Courtois precisou trabalhar pela primeira vez, quando Pukki e Pohjanpalo organizaram a jogada para a finalização de Kamara, que parou no goleiro. No minuto seguinte, Hazard apareceu em boas condições na área e finalizou com força buscando o canto, mas Hradecky salvou de maneira sensacional.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Até que aos 19, a Bélgica finalmente marcou seu gol, que posteriormente foi anulado pelo VAR. De Bruyne recebeu pelo meio e deu um passe certeiro para Lukaku, furando todo o sistema de marcação finlandês, o atacante dominou e fuzilou de perna esquerda para marcar. No entanto, após revisão pelo VAR, foi anotado impedimento de Lukaku.

Depois de tanto insistir, os belgas foram recompensados aos 28. De Bruyne cobrou escanteio pela esquerda, Vermaelen subiu mais do que todo mundo e mandou na trave, mas a bola pegou no goleiro Hradecky e entrou. O gol foi confirmado como contra do goleiro finlandês: Bélgica 1 a 0. O segundo gol não demorou e veio aos 35. De Bruyne recebeu na entrada da área e tocou para Lukaku, que girou em cima da marcação e finalizou com força para ampliar: Bélgica 2 a 0 e placar final na Rússia.

Com o primeiro lugar no grupo B, a Bélgica já sabe que vai jogar sua próxima partida na cidade de Sevilla, na Espanha, no próximo domingo (27), mas ainda não conhece o seu adversário. Para isso, terá que esperar a definição dos demais grupos. Já a Finlândia, com a derrota, terminou na terceira colocação do grupo e aguarda os próximos resultados para saber se conseguirá a classificação.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo