Botafogo

Uma história gloriosa: Botafogo completa 117 anos de fundação

Hoje fazem 117 anos que nasceu no Largo dos Leões, na Zona Sul do Rio de Janeiro, o Botafogo Football Club. Uma história que começou em uma conversa entre os jovens Flávio Ramos e Emmanuel Sodré. Apenas dois meninos de Ensino Médio do Colégio Alfredo Gomes, que sonhavam montar um time para rivalizar com um clube rival do bairro na época.

Depois de muitas conversas e reuniões ficou definido que o nome de batismo seria Eletro Club. Só que por influência de sua avó materna Dona Chiquitota, Flávio resolveu mudar e optar pelo nome Botafogo. Assim começava uma trajetória repleta de obstáculos, glórias, lagrimas, decepções, conquistas incríveis e feitos épicos.

A primeira partida do Botafogo Football Club aconteceu no dia 02 de outubro, em um amistoso contra o Football and Athletic Club com uma derrota de 3 a 0. A primeira vitória já viria logo em seguida, no segundo confronto contra o Petropolitano em maio de 1905, 1 a 0 gol de Flávio Ramos.


Mal sabia o jovem Flávio que colocava ali a pedra fundamental de um clube que mudaria o curso de futebol brasileiro. Uma instituição que seria celeiro de grandes craques que brilhariam vestindo a camisa alvinegra e a da seleção brasileira.

PRIMEIRO TÍTULO DA HISTÓRIA DO CLUBE

Em 1907, o Botafogo se sagrou campeão carioca pela primeira vez, mas por conta de um empate com o Fluminense. No regulamento, o título só foi reconhecido em 1996. A justiça determinou que ambos os clubes seriam reconhecidos como campeões desta edição.

O SURGIMENTO DO BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS

Créditos: Site Oficial do Botafogo

No dia 8 de dezembro de 1942, nasceu o Botafogo de Futebol e Regatas, resultado da união de dois clubes com o mesmo nome: o Club de Regatas Botafogo e o Botafogo Football Club. As duas instituições tinham suas sedes no bairro de Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, e se uniram depois de um triste episódio que ocorreu numa partida de basquete entre as equipes.

No dia 11 de junho de 1942, os clubes disputavam o Campeonato Carioca de Basquete e o jogador Albano, do Botafogo F.C., caiu em quadra durante o intervalo, vítima de um ataque cardíaco fulminante. A partida foi interrompida a dez minutos do final, quando o placar marcava Club Regatas Botafogo 21x 23 Botafogo Futebol Club.

O corpo de Albano saiu da sede de General Severiano e, quando passava em frente ao Mourisco Mar, o então presidente do Club Regatas.Botafogo, Augusto Frederico Schimidt, disse: “Comunico nesta hora a Albano que a sua última partida resultou numa nítida vitória. O tempo que resta do jogo interrompido os nossos jogadores não disputarão mais”. O então presidente do Botafogo Football Club, Eduardo Góis Trindade, respondeu: “Nas disputas entre os nossos clubes só pode haver um vencedor, o Botafogo!” Schimidt então selou a fusão: “O que mais é preciso para que os nossos dois clubes sejam um só?”.

Com a fusão foram feitas apenas três modificações: A bandeira perdeu o escudo das letras entrelaçadas do BFC e ganhou a estrela solitária do Regatas. A equipe passou a usar calções pretos e a bandeira ganhou um retângulo preto, com uma estrela branca no alto.

PRIMEIRO TÍTULO DO NOVO BOTAFOGO E A CHEGADA DE CARLITO ROCHA

Créditos: Site Oficial do Botafogo

O primeiro título do novo Botafogo veio seis anos depois em 1948, com Carlito Rocha como presidente e seu amuleto e inseparável mascote Biriba. A conquista veio em grande estilo em cima do Expresso da Vitória, um dos lendários esquadrões do Vasco da Gama. Era o início de um novo ciclo cheio de craques, títulos, reviravoltas, derrocadas, superações, problemas, jejuns, crises financeiras, políticas, redenções e muito mais.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo