Mais uma vez, a Seleção Brasileira foi eliminada da Copa do Mundo em compromisso diante de uma seleção europeia. Nesta sexta-feira (09), o Brasil acabou perdendo na disputa de pênaltis contra a Croácia após o empate por 1 a 1 depois da prorrogação. Essa foi a quinta vez consecutiva que a seleção acabou eliminada por um adversário europeu. A última vez que a Seleção avançou diante de um europeu em fase eliminatória foi em 2002, quando acabou com o título de pentacampeão do mundo.
Depois da conquista, que aconteceu na Coreia do Sul e no Japão, o Brasil acabou eliminado para França (2006), Holanda (2010), Alemanha (2014), Bélgica (2018) e agora para a Croácia (2022). Na melhor campanha neste período, a Seleção Brasileira acabou chegando à semifinal, em 2014, quando sofreu a histórica goleada para a Alemanha, no Mineirão.
Para saber tudo sobre a Copa do Mundo Qatar 2022, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
Fora os adversários europeus, o Brasil ainda encarou seis jogos eliminatórios aonde conseguiu superar os seus adversários. Destes, foram três da América do Sul (Chile (2x) e Colômbia), um da América do Norte (México), outro da África (Gana) e o mais recente da Ásia (Coreia do Sul). No entanto, sempre que enfrentou europeus, a seleção acabou caindo.
Essa questão reforça as críticas em cima da preparação do Brasil para as disputas dos Mundiais. Nos últimos anos, a Seleção Brasileira tem enfrentado os europeus em poucos jogos amistosos, focando apenas em jogos das Eliminatórias da América do sul, ou amistosos com seleções asiáticas e africanas em sua maioria.