Z - Agência ENM

Brasil conhece seus atletas para disputa do Mundial da Juventude de Búzios (RJ) 2023

Vela jovem brasileira (Foto: Caio Souza)

Quatorze atletas, todos com até 19 anos, representarão o Brasil na competição em busca de medalhas nas águas brasileiras.

A Seleção Brasileira de Vela Jovem foi oficialmente convocada para participar da 52ª edição do Mundial da Juventude, que ocorrerá de 8 a 16 de dezembro de 2023, em Búzios (RJ).

Quatorze atletas, todos com até 19 anos, representarão o Brasil na competição em busca de medalhas nas águas brasileiras.

A delegação contará com representantes de seis estados brasileiros: Distrito Federal, Pernambuco, Santa Catarina, Maranhão, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

O grupo é diversificado, composto por oito mulheres e seis homens, distribuídos em todas as classes do campeonato, que espelham as categorias olímpicas.

Destacam-se as duplas Lucas Freitas e Victoria Back na 420 Open, e Joana Gonçalves e Gabriela Vassel na versão exclusivamente feminina. Na classe 29er, Guilherme Menezes e Fernando Menezes, assim como Clara Meyer Cardoso e Lívia Valduga Nogueira, repetirão as parcerias da edição anterior. Na ILCA 6, Felipe Fraquelli representará os homens, enquanto a caçula Valentina Roma competirá na categoria feminina.

No Nacra 15, o campeão mundial de Optimist de 2021, Alex Kuhl, unirá forças a Alexia Buuck no catamarã. Nas novas modalidades olímpicas, Lucas Fonseca se destacará no Kite, e Sofía Rocha representará o Time Brasil no feminino.

Juan Sienra liderará a equipe, com o suporte dos treinadores Rodrigo Amado, Ricardo Paranhos e Maria Hackerott.

Sienra destaca: ‘Nossa equipe é formada por jovens talentosos, determinados a representar o Brasil no esporte. Contamos com excelentes condições de treinamento, treinadores qualificados e grande habilidade em cada classe.’

O presidente da CBVela, Marco Aurélio de Sá Ribeiro, enfatiza a importância do Mundial da Juventude de Vela como uma competição destacada, proporcionando uma oportunidade única para os velejadores demonstrarem seu potencial e estabelecerem conexões internacionais.

O Brasil acumula 16 medalhas ao longo da história do Mundial da Juventude, com a primeira sendo conquistada por Robert Scheidt na classe Laser em 1991, na Escócia.

Paralelamente, as bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze realizarão treinamentos em Búzios (RJ) visando os Jogos Olímpicos de Paris 2024, após iniciarem sua trajetória histórica na vela vencendo o Mundial da Juventude em 2009, na classe 420, também no litoral fluminense.

O Campeonato Mundial da Juventude acontece anualmente e conta com mais de 450 velejadores de 61 países confirmados para a edição de 2023.

O evento será inaugurado em 9 de dezembro, com o desfile tradicional das tripulações, seguido pelas regatas de 11 a 15 de dezembro.

A Energisa é a patrocinadora oficial da Equipe Brasileira de Vela Jovem no Mundial da Juventude de Búzios 2023, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Além disso, a vela brasileira recebe apoio do Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela – CBVela, em parceria com o Ministério do Esporte (Convênio 920223/2022).

Este projeto, iniciado no ano passado, promove o desenvolvimento da modalidade, oferecendo treinamentos a adolescentes de 13 a 17 anos na Marina da Glória, sede da Rio 2016, e no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ), visando competições nacionais e internacionais da Vela Jovem, preparando os atletas para alto rendimento, inclusive em categorias olímpicas e pan-americanas.”

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo