Mais Esportes

Brasil reage, mas perde para Japão no tie-break

Lucarelli atacando contra o bloqueio triplo do Japão (Foto: Divulgação/FIVB)

Com essa vitória, Japão continua a única seleção invicta na VNL.

Divulgação/FIVB

Com dificuldades e mudanças importantes, o Brasil encarou sua segunda derrota ao perder para o Japão na manhã de quinta-feira, 22, para o Japão por 3 sets a 2. Com as parciais de 25-23, 25-21, 18-25, 22-25 e 18-16, a seleção japonesa se manteve como a única invicta na VNL vencendo todos os sete jogos disputados.

O Japão começou com o oposto Miyaura que foi o segundo maior pontuador da partida com 24 pontos. O ponteira Ishikawa marcou 27 vezes e pelo lado brasileiro Alan foi o maior destaque na pontuação com 20 acertos. Apesar do mal começo do Brasil, o técnico Renan fez mudanças inteligentes dando um novo ritmo para o time que lutou e se tornou a única seleção a vencer dois sets do Japão nessa edição da Liga das Nações.

 + Suzano Vôlei renova com Guilheme Sabino e mantém base semifinalista da Superliga 2022/23

O JOGO

Começando melhor no saque, o Japão conseguiu imprimir seu ritmo de jogo ao encontrar algumas sequências de ace, deixando a linha de recepção brasileira sem muita organização. Enquanto de um lado os japoneses fizeram quatro pontos de saque em nove pontos, o Brasil errava muito nesse mesmo fundamento. Apesar de um domínio japonês na maior parte do set, a seleção brasileira conseguiu quebrar um pouco dessa confiança na reta final da parcial.

No entanto, apesar de ter perdido três set points no set anterior e de uma possibilidade de melhora brasileira, foi a seleção do Japão que continuou mostrando seu melhor voleibol na parcial seguinte. O levantador Sekita jogou o tempo todo com passe na mão e conseguiu permitir que seus jogadores variassem os seus golpes, dificultando a vida do bloqueio brasileiro. Mesmo com as tentativas de neutralizar os ataques potentes do Japão, o Brasil não aproveitou as oportunidades de contra ataque e viu o Japão abrir 2 a 0.

SIGA O ESPORTE NEWS MUNDO NO INSTAGRAMTWITTERFACEBOOK E YOUTUBE.

A volta para o terceiro set foi o grande diferencial para a seleção brasileira. Com mudança em grande parte do time que começou como titular, os jogadores entraram em um outro ritmo, com mais volume de bola e consistentes no ataque. A inteligência tática junto com um novo estilo de jogo imprimido pelo Cachopa deixaram o Brasil com uma grande vantagem para fechar a parcial e se ver vivo no jogo. Em um saque errado, o ponteira brasileiro Alan acertou a câmera do desafio e quebrou a lente. Na tentativa de concertar o problema, o jogo ficou paralisado por sete minutos e voltou sem a presença da câmera.

No quarto set, o Japão retornou com a sua equipe titular depois de alguns jogadores terem sido substituídos durante o bom momento do Brasil no set anterior. Com a mesma equipe da parcial vencida, os brasileiros foram para o tudo ou nada e conseguiram dificultar a vida dos japoneses que já não viravam a bola com tanta facilidade. Com bolas defesas e um volume de jogo consistente, o Brasil venceu o set e forçou o tie-break.

No set desempate, o Japão voltou a defender bem e pontuar nos contra ataques. Ainda assim, a parcial se manteve equilibrada até o final quando o Brasil conseguiu salvar cinco match points, mas foi derrotado em um bloqueio explorado pelos atacantes japoneses.

Esse jogo foi importante para a confiança dos jogadores brasileiros mesmo com a derrota. As mudanças e a rotação do time deram ritmo para todos os jogadores e mostraram para o técnico que eles podem fazer a diferença. O Brasil volta a jogar no sábado, 24, contra a Eslovênia às 11h30, horário de Brasília. O jogo vai ser transmitido pelo Sportv 2 e comentado lance a lance pelo Esporte News Mundo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo