Z - Futebol Agência ENM

Brasil sai atrás, vira, mas empata com a Holanda no futebol feminino

Brasil Holanda
Foto: Sam Robles/CBF

Em um jogo muito movimentado, Brasil e Holanda empataram em 3 a 3 na segunda rodada do futebol feminino. Após sair atrás do marcador, a seleção de Pia Sundhage teve que correr atrás do placar, conseguiu a virada no segundo tempo, mas um golaço de Janssen definiu o empate no fim dos 90 minutos.

Com o resultado, Brasil e Holanda chegam aos quatro pontos, mas as europeias ficam na frente devido ao largo saldo de gols: 7 a 5. Completam ainda o Grupo F, a Zâmbia e a China, que se enfrentaram e também empataram em 4 a 4, somando cada uma os primeiros pontos.

O JOGO

Desde o início, o duelo já apresentava uma grande tensão para o Brasil. Em uma bobeada da defesa verde e amarela, a Holanda conseguiu abrir o placar com Miedema. As brasileiras conseguiram se recuperar, passaram a tentar pressionar e até tiveram um pênalti marcado a seu favor, mas que o VAR solicitou a revisão e cancelamento. Mesmo sem o auxílio da cobrança, o time de Pia Sundhage seguiu em cima até que aos 15 minutos conseguiu igualar o placar. Debinha fez grande jogada, tabelou com Duda, e teve que chutar duas vezes para conseguir mandar para o fundo do gol.

A partir da igualdade, os dois lados passaram a atacar e o duelo ficou muito mais aberto. De um lado, as holandesas conseguiam melhor toque de bola, mas encontravam um ferrolho defensivo brasileiro. As comandadas de Pia ousavam ir para o campo ofensivo em contra-ataques e roubadas de bola. Apesar de toda a pressão, o primeiro tempo terminou igualado.

Antes da segunda etapa, o Brasil promoveu alterações que melhoraram o nível do time. Com as estradas de Andressa Alves, Angelina e Ludmila, o time verde e amarelo passou a ser muito mais rápido e teve na jogadora da Roma o grande cérebro ofensivo ao lado de Marta. As brasileiras começaram melhores, mas acabaram sofrendo um novo golpe. Em uma rápida cobrança de lateral, a bola foi cruzada para Miedema, que cabeceou e contou com uma falha de Bárbara para voltar a ficar na frente.

O Brasil decidiu se dedicar mais ao ataque e em rápida jogada de Ludmila, a brasileira foi derrubada por Van der Gragt e a arbitragem assinalou o pênalti. Com Marta na cobrança, o time verde e amarelo empatou e minutos depois virou o duelo. Em mais uma falha grotesca da zaga holandesa, Ludmila conseguiu cortar a defesa e empurrou para o fundo do gol. O resultado favorável fez com que as brasileiras tirassem o pé e passem a tentar controlar mais as ações. No entanto, uma falta de longe definiu o confronto ainda aos 33 minutos. Em uma grande cobrança de Janssen, a bola foi no ângulo e não deu nenhuma chance para a goleira brasileira.

AGENDA

O empate, ao fim do jogo foi bom para ambas as equipes. Com quatro pontos para cada seleção, ambas praticamente garantiram a vaga para a próxima fase. Um simples empate na última rodada serve para as duas seleções, enquanto uma vitória pode definir a liderança da chave. Por falar no confronto decisivo, o Brasil enfrentará a Zâmbia, na terça-feira, 27, às 8h30, em Saitama. No mesmo horário e dia, a Holanda enfrenta a China, mas em Yokohama.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo